Topo

Noel Gallagher nega volta do Oasis e diz que nunca vai perdoar o irmão Liam

Os irmãos Noel (esq.) e Liam Gallagher em imagem de arquivo de 2008, em Londres - Getty Images
Os irmãos Noel (esq.) e Liam Gallagher em imagem de arquivo de 2008, em Londres Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/05/2015 13h23

Contrariando rumores recentes sobre uma possível volta do Oasis como um “acordo de cavalheiros”, o músico britânico Noel Gallagher negou estar interessado em retornar à banda e disse que o boato teria vindo de uma fonte próxima a seu irmão mais novo, Liam. As informações são do site britânico “NME”, que cita uma entrevista concedida por Noel ao crítico de rock John Doran, na série “The British Masters”, do canal online “Noisey”.

“Eu nunca poderei perdoá-lo por isso [as incontáveis brigas e vezes em que Liam cantava apenas três músicas e ia embora dos shows, deixando Noel sozinho durante seu solo de guitarra e o público, perplexo]. Jamais”, destacou o ex-guitarrista e compositor do Oasis.

Sucesso entre 1991 e 2009, com hits como “Wonderwall”, “Don’t Look Back in Anger” e “Champagne Supernova”, o Oasis chegou ao fim com a saída de Noel, que alegou incapacidade para trabalhar com o irmão. O músico, então, seguiu carreira solo e formou a banda Noel Gallagher's High Flying Birds. Já Liam e os demais integrantes do Oasis criaram o grupo Beady Eye.

Na entrevista, também foi trazida à tona uma gravação de 1994 em que os dois irmãos discutem seriamente. “Meu argumento [na fita] era: ‘Seja o filho da p. que você tanto quer, mas primeiro vamos fazer o show’. E o dele era: ‘Estou apenas sendo idiota o tempo todo’. [Ele] Repetiu isso infinitamente até 2009”, contou Noel ao programa.

Recentemente, tabloides estrangeiros ainda sugeriram que o Oasis poderia se reformular sem Liam. Apesar disso, um representante do músico disse ao “NME” que não tinha nenhum comentário a fazer sobre o assunto.

"Apenas por dinheiro"

Em janeiro, em entrevista à revista "Q", Noel comentou os constantes rumores sobre a reunião do grupo, recorrendo à clássica estratégia do "morde e assopra".

"Se eu fizer isso [reunir a banda] um dia, será apenas por dinheiro. Não é isso que me faz tocar. Eu voltaria por caridade? De jeito nenhum. Nós não somos esse tipo de gente. Voltar para tocar no [Festival de] Glastonbury? Eu não acho que Michael Eavis [empresário que administra o festival] tenha dinheiro suficiente", disse o músico. "Se vamos voltar um dia? Desde que todo mundo esteja vivo e ainda tenha cabelo, é sempre uma possibilidade. Mas só pelo dinheiro.

Segundo disco solo

O segundo álbum solo de Noel Gallagher, intitulado "Chasing Tomorrow" ("Perseguindo o Amanhã") e lançado em março, inclui, segundo o próprio músico, alguns de seus melhores trabalhos, com uma variedade de melodias instrumentais e uma "sensação eclética".

Noel escreveu e produziu o disco, que tem 10 faixas e subiu para o topo das paradas de sucesso na Inglaterra no mês de lançamento.

"Como um corpo de trabalho, está lá em cima nas melhores coisas que já fiz. Fica junto de 'Definitely Maybe' para mim", disse Noel, referindo-se ao álbum de estúdio de estreia do Oasis.

"O estilo deste disco é diferente do último, porque estou produzindo desta vez e tenho um estilo mais eclético, acho", acrescentou.

Sobre o futuro, o músico britânico disse que planeja continuar escrevendo as melhores canções possíveis.