Topo

Carreiras solo, idas e vindas... Saiba por onde andava o Backstreet Boys

Do UOL, em São Paulo

05/06/2015 07h00

Deste sábado (6) até o dia 15 de junho, a boy band norte-americana Backstreet Boys –uma das mais famosas de todos os tempos, com 135 milhões de discos vendidos no mundo– vem ao Brasil pela quinta vez. Formado em 1993 por Brian Littrell, Nick Carter, AJ McLean, Howie Dorough e Kevin Richardson, o quinteto agora apresenta sua 12ª turnê, “In a World Like This”, que passará por cinco cidades: Recife (6), Rio de Janeiro (8 e 11), Belo Horizonte (9), São Paulo (12, 13 e 14) e Porto Alegre (15).

Para os fãs, há um motivo especial para ir a esses oito shows, pois esta é a primeira vez desde 2001 que o grupo vai cantar e dançar no Brasil com sua formação completa. Isso porque Kevin ficou fora da banda por seis anos, de 2006 a 2012, e, nas duas últimas vezes em que o Backstreet Boys se apresentou por aqui (2009 e 2011), foi como quarteto.

A expectativa para ver ou rever o grupo é tanta –principalmente para quem já passou dos 30 anos–, que cinco das apresentações já estão com ingressos esgotados: as dos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de junho. Por conta da grande procura, no fim de março foram abertas duas datas extras: 8 e 13 (esta última também já atingiu lotação máxima).

Para quem não acompanha de perto os 22 anos de carreira dos “garotos da rua de trás”, cujo nome foi inspirado no supermercado Backstreet Market, de Orlando, na Flórida, fica a dúvida: o que será que Brian, Nick, AJ, Howie e Kevin fizeram nestes anos todos?

Na verdade, o Backstreet Boys nunca parou oficialmente: teve apenas alguns hiatos –o maior deles, de três anos, entre o fim de 2001 e o fim de 2004. Apesar de fazer apresentações esporádicas entre 2000 e 2005, porém, o grupo ficou todo esse tempo sem lançar um disco novo (o quarto álbum da banda, “Black & Blue”, é do fim de 2000, e o quinto, “Never Gone”, saiu cinco anos e meio depois).

A primeira pausa forçada da boy band ocorreu de agosto a novembro de 2001, por problemas de AJ com álcool e drogas. Enquanto ele ficou internado em uma clínica de reabilitação, os colegas decidiram fazer um intervalo nas apresentações.

Após o retorno, no fim de 2004, com uma rápida turnê pela Ásia, Estados Unidos e México, e o lançamento de “Never Gone” em junho do ano seguinte, o Backstreet Boys ainda lançou mais três discos: “Unbreakable” (2007), “This Is Us” (2009) e “In a World Like This” (2013).

Além disso, entre 2011 e 2012, os integrantes fizeram uma turnê conjunta com o New Kids on the Block, boy band famosa entre o fim dos anos 1980 e o começo dos 1990. Em abril de 2013, o Backstreet Boys ainda ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Anos de glória

O grupo estourou mesmo com seu segundo álbum de estúdio, “Backstreet’s Back”, de 1997, principalmente com o hit “Everybody (Backstreet’s Back)”, cujo clipe incluía uma coreografia ao estilo “Thriller”, de Michael Jackson.

Dois anos depois, veio o disco “Millennium”, com o hit "I Want It that Way", outro sucesso de vendas. No trabalho seguinte, “Black & Blue”, porém, a boy band começou sua curva descendente.

Carreiras solo

A saída de Kevin do Backstreet Boys foi motivada por um desejo de tentar carreira solo e dedicar mais tempo à família –o cantor de 43 anos (o mais velho do quinteto) teve seu primeiro filho, Mason, em 2007 e o segundo, Maxwell, em 2013. Entre 2003 e 2006, Kevin também apostou suas fichas em musicais da Broadway, interpretando o personagem Billy Flynn em “Chicago”. Quando voltou ao grupo, ele declarou que a pausa foi necessária para que pudesse viver outras experiências e encontrar mais inspiração para o trabalho.

Já o caçula Nick, hoje com 35 anos, também tentou se aventurar em voos solo. Em 2002, lançou o disco “Now or Never”, bastante elogiado pelos fãs, mas muito criticado pela mídia e sem expressividade no mercado. Foi nessa mesma época que Justin Timberlake deixou sua boy band, o ‘N Sync, para gravar o primeiro álbum solo, "Justified", pela mesma gravadora. Assim como AJ, Nick também lutou contra o vício em drogas e chegou a perder uma irmã de overdose em 2012.

AJ, por sua vez, sem sair do Backstreet Boys, chegou a se apresentar entre 1999 e 2000 sob o codinome Johnny No-Name. Além disso, entre março e junho de 2008, o cantor fez uma turnê solo pelos EUA e pela Europa, em paralelo às apresentações do grupo na turnê do álbum “Unbreakable”. No início de 2010, AJ (hoje com 37 anos) lançou o disco “Have It All”, com 12 músicas, e fez pequenas aparições na TV.

Uma das vozes principais do quinteto, Brian, que é primo de Kevin e atualmente está com 40 anos, lançou em 2006 seu primeiro disco solo, “Welcome Home”, com pegada gospel. O álbum vendeu quase 300 mil cópias em todo o mundo.

Howie D. também arriscou um trabalho sozinho: “Back to Me”, lançado em 2011. Mas o cantor de 42 anos, que atinge as notas mais agudas entre os cinco integrantes, disse em entrevista ao jornal “New York Times”, em 2012, que desistiu de explorar suas raízes latinas para se dedicar à manutenção do Backstreet Boys. Assim como Nick, Howie também perdeu uma irmã, que morreu de lúpus em 1998.

Apesar dos cabelos a menos, dos quilos a mais e das plásticas visíveis – no caso de Kevin –, a boy band procura se manter eternamente jovem, rumo aos 30 anos de carreira. Só o tempo dirá, porém, se ela vai conseguir ser os “Stones” da música pop.

Serviço:
Backstreet Boys - turnê "In a World Like This"

Quando: De 6 a 15 de junho. Recife (6 de junho), Rio de Janeiro (8 e 11 de junho - esgotado para o dia 11), Belo Horizonte (9 de junho), São Paulo (12, 13 e 14 de junho - esgotado para os três dias) e Porto Alegre (15 de junho - esgotado)
Onde: Recife (Chevrolet Hall), Rio de Janeiro (Citibank Hall), Belo Horizonte (Chevrolet Hall), São Paulo (Citibank Hall) e Porto Alegre (Pepsi on Stage)
Quanto: De R$ 90 (meia de idoso, em Porto Alegre) até R$ 3.000 (inteira no camarote piso I, no Recife)
Vendas: No Recife, pelo site Ingresso Rápido; e nas demais cidades, pelo Tickets for Fun