Topo

Gil mantém show com Caetano em Israel e não responderá cartas de Waters

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

10/06/2015 23h18

Pouco antes da cerimônia de entrega do Prêmio da Música Brasileira, que homenageia a cantora Maria Bethânia na noite desta quarta-feira (10), no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Gilberto Gil comentou as duas cartas escritas pelo músico britânico Roger Waters, pedindo que ele e Caetano Veloso não se apresentassem em Israel.

Questionado pelo UOL se faria o show, marcado para o dia 28 de julho em Tel Aviv, Gil respondeu: “Espero que sim. Nós fomos contratados, e espero que os shows sejam mantidos”. O cantor ainda disse que não respondeu nem responderá as cartas de Waters. “Foram duas cartas, eu li e não vou responder, porque acho que não carece de uma resposta pessoal. Foi uma coisa colocada ao nível da dimensão pública. É uma carta pública. Mantendo a minha ida [a Israel], que também é pública, acho que isso já suficiente como  resposta."

Waters, que é ex-baixista e fundador do Pink Floyd, escreveu em maio a primeira das cartas, que foi enviada ao comitê nacional palestino da BDS (sigla para “boicote, desinvestimento e sanções”), que promove a campanha “Tropicália Não Combina com Apartheid”, pedindo o cancelamento da apresentação dos brasileiros em Israel. Ativista da causa palestina, Waters já havia incentivado outros artistas, como Robbie Williams e Neil Young, a não se apresentarem naquele país.

Nesta quarta-feira (10), o jornal “Folha de S.Paulo” publicou outra carta do ex-Pink Floyd direcionada a Gil e Caetano. “No mês passado eu escrevi para Caetano e Gil e não recebi nenhuma resposta, mas suponho que eles irão cruzar a linha do piquete e tocar em Tel Aviv. Que seja”, escreveu o músico.

36 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Vaineras

Eles cantam onde eles quiserem duvido que Alguem se meyeria no lugaria do waters se ele gostaria. Ele cantou na inglaterra, eua se ele gostaria.

Gustavo Vicente

tem que deixar ir mesmo... e levem o chico junto... que explodam todos !

publicidade