Topo

Cantor sertanejo Cristiano Araújo foi criado pelo pai para ser artista

André Piunti

Do UOL, em São Paulo

24/06/2015 13h35

A madrugada, a estrada e a pressa para estar em casa levaram, pela primeira vez, um sertanejo da nova geração. Cristiano Araújo era um rapaz calmo e que vivia música quase que o dia todo.

O acidente lembra o de João Paulo, parceiro que Daniel perdeu há 17 anos, mas esse é só o caso mais famoso. Há alguns anos, houve o susto com Pedro Leonardo, filho de Leonardo, acidentado gravemente após encarar a estrada sozinho logo depois de uma apresentação.

Não tem a ver com idade ou tempo de carreira. Em 2011, o ônibus de Milionário e José Rico, com Milionário presente, sofreu um acidente no Rio Grande do Sul. A dupla faria uma dobradinha (dois shows na mesma noite), e a colisão com um carro aconteceu entre as duas apresentações.

Os textos emocionados publicados por diversos sertanejos nas redes sociais hoje, principalmente os mais jovens, mostram que todos sabem que correm o mesmo risco de Cristiano.

Importância do pai

Se o país conhece a história de seu Francisco, pai de Zezé Di Camargo e Luciano, que fez o impossível para que os filhos se tornassem sucesso, fica mais fácil explicar a carreira de Cristiano Araújo.

Uma das principais vozes da nova geração, Cristiano foi criado pelo pai para ser artista. Aos três anos de idade, já enchia seu João Reis de esperança. Aos 6, ganhou violão, fez aula de música, e aos 9 já se apresentava aniversários, shoppings e bares.

Seu João Reis era dono de um lava-jato em Goiânia, no qual se apresentavam nomes em começo de carreira, como Leandro e Leonardo e Bruno e Marrone, e o menino Cristiano assistia tudo da primeira fila.

Quando adolescente, formou a dupla Cristiano e Gabriel, contra a vontade do pai. Não que ele sonhasse em ter um parceiro, mas ainda havia a máxima de que cantor solo sertanejo não fazia sucesso. Foi nessa época de dupla, inclusive, por volta de 2005, que ele deu espaço para um tal de Jorge cantar algumas palhinhas em um show em Itumbiara (GO). Jorge formaria dupla com Mateus pouco tempo depois, e se tornaria sucesso nacional antes de Cristiano.

O retorno à carreira solo se deu por influência de um outro nome da nova geração: Luan Santana. Ao assistir a um show do cantor em ascensão, na cidade de Rondonópolis (MT), Cristiano ficou fascinado com a movimentação de Luan no palco, e decidiu que era hora de tomar um novo rumo.

A principal ajuda na nova empreitada veio pelo caminho da gratidão: seu primeiro DVD, ainda pequeno, em 2011, quando o cantor ainda não possuía muitos recursos, foi bancado parcialmente por Jorge. É desse projeto a canção "Efeitos", seu primeiro sucesso e que o levou para a "Garagem do Faustão", gravada justamente ao lado de Jorge.

Ao longo de pouco mais de quatro anos em destaque, Cristiano Araújo chegou a ser empresariado pelo cantor Leonardo. A parceria não durou muito, mas diferentemente do que se acostumou a ver no mercado, a relação entre ambos continuou próxima. Recentemente, ele passou a fazer parte do principal escritório sertanejo do país, Audiomix, do qual também pertencem Jorge e Mateus.