Topo

Entenda por que Katy Perry desbancou Beyoncé e foi a mais bem paga de 2014

Katy Perry (à esq.) foi a artista que mais ganhou dinheiro em 2014, de acordo com a "Forbes", desbancando Beyoncé, que caiu para o 29º lugar - Montagem
Katy Perry (à esq.) foi a artista que mais ganhou dinheiro em 2014, de acordo com a "Forbes", desbancando Beyoncé, que caiu para o 29º lugar Imagem: Montagem

Do UOL, em São Paulo

30/06/2015 21h03

A revista "Forbes" publicou nesta segunda-feira (29) que a cantora Katy Perry tornou-se a artista mais bem paga do mundo, com um montante de US$ 135 milhões arrecadados em 2014. Mas o que também chamou a atenção foi a vertiginosa queda de Beyoncé, que foi do primeiro lugar do ranking da "Forbes" do ano passado ao 29º neste ano. 

Katy Perry apresenta as canções de seu álbum Prism em show da iHeartRadio - Getty Images - Getty Images
Katy Perry faz turnê de "Prism"
Imagem: Getty Images
Turnê mundial
Alguns fatos ajudam a explicar a ascensão de Katy Perry e a queda de Beyoncé. O principal deles foi a turnê mundial que Katy fez em 2014, com 150 datas para divulgar o novo álbum "Prism", coincidindo com o término da turnê de Beyoncé em março de 2014, que havia começado em abril de 2013. 
 
 
Katy Perry no Super Bowl - Getty Images - Getty Images
Katy Perry faz show no Super Bowl
Imagem: Getty Images
Super Bowl
Não por acaso, Beyoncé foi a grande atração do show do intervalo do Super Bowl em 2013, quando estava iniciando a sua turnê mundial. Em janeiro deste ano, foi a vez de Katy se apresentar no gramado durante o intervalo, também no início da sua turnê. 
 
 
SELFIE SEM MAKE - Beyoncé mostra look natural no Instagram - Reprodução/Instagram/beyonce - Reprodução/Instagram/beyonce
Beyoncé no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram/beyonce
Redes Sociais
Embora as artistas não sejam "inimigas", como ocorre entre Katy e Taylor Swift, as duas disputam a atenção dos fãs nas redes sociais. Por exemplo, no Twitter, Kate tem 71 milhões de seguidores. Já Beyoncé tem 14,1 milhões. A interação de Beyoncé com os fãs ocorre mesmo por meio de seu site oficial, cujo design se adapta a todos os celulares. Na página, ela publica fotos pessoais e de bastidores. Além disso, Beyoncé tem no Instagram 38,3 milhões de seguidores, 15 milhões a mais do que os 22,9 milhões de Katy.
 
Madonna, Miley Cyrus, Beyoncé e Katy Perry aparecem em teaser do clipe "Bitch, I'm Madonna" - Reprodução - Reprodução
Katy e Beyoncé no clipe da Madonna
Imagem: Reprodução
Participações especiais
Katy e Beyoncé recentemente fizeram uma participação especial novo videoclipe de Madonna, "Bitch I'm Madonna". O clipe contou com a atuação de vários outros artistas, como Nicki Minaj e Miley Cyrus. Em uma ação semelhante, alguns meses antes, Taylor Swift lançou na internet o clipe de "Bad Blood", com a presença de Selena Gomez, Cara Delevigne, Ellie Goulding, Hayley Williams, Lena Dunham, Jessica Alba, Ellen Pompeo e Cindy Crawford, entre outras.
 
Taylor Swift, em cena do clipe de "Bad Blood" - Reprodução - Reprodução
Taylor Swift no clipe "Bad Blood"
Imagem: Reprodução
Inimigas
Os videoclipes escancararam a rivalidade entre Katy e Taylor. Recentemente, Taylor afirmou que a letra de "Bad Blood" é dirigida a uma artista que tentou sabotar a sua turnê, contratando integrantes de sua equipe --no caso, Katy Perry. No ranking da "Forbes", no entanto, Katy venceu Taylor, que ocupou o quarto lugar da lista, arrecadando US$ 80 milhões no ano. As duas, porém, não devem se preocupar com isso. Afinal, polêmicas sempre ajudam a vender mais discos.