Topo

Rolling Stones anuncia exposição mundial sobre a banda

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 10h09

Após artistas como David Bowie e Björk ganharam mostras retrospectivas da carreira, chegou a vez do Rolling Stones criar a própria exposição.
A banda britânica anunciou “Exhibitionism!” (Exibicionismo, em português) nesta quarta-feira (1) como a “primeira turnê mundial de exposição dos Rolling Stones”. 

A "turnê" começa em Londres, na Inglaterra, em abril de 2016, mas não teve os próximos destinos revelados. A exposição "David Bowie Is" seguiu o mesmo ritmo, começando na capital inglesa, passando por São Paulo, Chicago (EUA) e Paris (França).  

Em nota, Mick Jagger afirmou que a mostra foi planejada nos últimos três anos, em parceria com a empresa de entretenimento australiana iEC, e vai trazer objetos cenográficos das turnês e dos bastidores, além de guitarras raras e seus figurinos icônicos. "Nós olhamos um monte de propostas e formas para apresentar essas coisas. Mudamos muito as ideias que foram originalmente apresentadas e substituímos pelas nossas. Eu acho que isso é bom", disse.

A exposição vai trazer 500 objetos que abrangem todos os aspectos mais importantes da longeva carreira -- as artes das capas de discos, filmes, vídeos, performances e arquivos sonoros. “Nós estivemos pensando nisso há muito tempo, mas queríamos fazer isso certo, e em larga escala, como planejamos nossas turnês. Eu acho que agora é um momento interessante de fazê-lo”, observou o vocalista.

Keith Richards afirmou que a mostra não será apenas sobre os integrantes da banda. “É também sobre toda a parafernália e tecnologia associada a nós, como os instrumentos que passaram pelas nossas mãos ao longo dos anos, o que fará a exposição ficar muito interessante”.



"Não significa que tudo acabou"
A banda, que está atualmente em turnê nos EUA, negou que a exposição sinalize o fim do grupo. "Eu não acho que isso significa que tudo acabou, só porque você está fazendo uma espécie de exposição retrospectiva", disse Jagger. "Seria lindo se fosse [o fim da banda], mas tenho a sensação de que não vai ser", disse o baterista Charlie Watts.

A veia cômica de Watts é protagonista do vídeo de anúncio da exposição. Vestido à la Jagger, ele anuncia a mostra como sendo inteiramente dedicada a ele próprio. “Eu sou a estrela”, brinca.

Watts ainda brincou que colaborou com pouco para a mostra. "Eu tenho mais coisas Louis Armstrong do que do Rolling Stones", disse.

“Exhibitionism!” vai passar por nove galerias temáticas, espalhadas por dois andares da Galeria Saatchi, em Londres, em abril de 2016. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 10 de julho no site  www.stonesexhibitionism.com.