Topo

Exposição reúne obras que celebram os 50 anos de carreira de Maria Bethânia

Thiago Stivaletti

Do UOL, no Rio

02/07/2015 15h01

Maria Bethânia ganha tantos presentes de aniversário. Depois de toda a MPB cantando para ela no Prêmio da Música Brasileira, agora ela ganha uma exposição inteira em homenagem aos seus 50 anos de carreira. “Maria de Todos Nós” reúne obras de 160 artistas em homenagem a ela. Entre eles, a artista plástica Maria Bonomi, o quadrinista Maurício de Sousa, os designers Humberto e Fernando Campana e a atriz Maria Luísa Mendonça. Em comum: o amor pela cantora.

“Bethânia nem tem noção do que estamos preparando. Soube há poucos dias. Vai ser uma grande surpresa”, diz Bia Lessa, diretora da exposição e velha parceira da cantora – dirigiu seis shows dela, incluindo o histórico “Brasileirinho”. “Não é uma exposição sobre ela, é para ela. Não me preocupei em reunir todas as fotos, roupas, textos e músicas desses 50 anos de carreira. O objetivo é mostrar o que Bethânia desperta nas pessoas. O espectador vai sair com as sensações que a música dela traz: o profano e o sagrado, a natureza, o feminino, o religioso”.

A natureza, um dos temas centrais do cancioneiro de Bethânia, invade o Paço Imperial, edifício colonial do centro do Rio de Janeiro. Na cenografia das 12 salas, foram usados 1.100 fardos de feno – substituindo o vidro e a madeira nas bases que dão suporte às obras –, além de 500 sacos de terra e 630 paralelepípedos.

Na sala dedicada a Santo Amaro, terra natal de Bethânia, 22 mil saquinhos de água pendurados no texto formam um “céu de água”, a presença da chuva pairando sobre as cabeças. “Bethânia é a pessoa mais ecológica que conheço. A natureza faz parte da vida dela todos os dias. A gente está falando com ela, e ela está prestando atenção no barulho do raio, ou de uma água que correu”, conta Bia.

Logo na entrada, um barco gigante da artista Elisa Bracher, de duas toneladas, recebe os visitantes, buscando um tênue equilíbrio apesar de seu tamanho imenso. A praça XV de Novembro, onde fica o Paço, será tomada por tecidos com frases dos poetas preferidos de Bethânia, entre eles Fernando Pessoa e Clarice Lispector. Compositores jovens como Pedro Sá e Moreno Veloso, sobrinho da cantora, criaram músicas que podem ser ouvidas em fones.

A exposição celebra os dez anos do programa Natura Musical, que patrocina a produção de shows, CDs e DVDs, e foi financiada sem o uso de leis de incentivo. Em 2011, Bethânia desistiu de criar um site de poesia depois que o Ministério da Cultura aprovou a captação de R$ 1,3 milhão via Lei Rouanet, gerando forte polêmica na imprensa.

Exposição “Maria de Todos Nós”
Onde:
Paço Imperial - Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro
Quando: de 3/7 a 13/9; terça a domingo, das 12 às 18h
Quanto: entrada gratuita