Topo

Rod Stewart é processado por suposto plágio do blues "Corrine, Corrina"

15.set.2014 - O cantor e compositor escocês Rod Stewart  - AFP
15.set.2014 - O cantor e compositor escocês Rod Stewart Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

02/07/2015 17h54

Atração do próximo Rock in Rio, o cantor Rod Stewart está sendo acusado de plágio pelos herdeiros do cantor e compositor de blues Bo Carter. Segundo a família do cantor, a música "Corrina, Corrina", incluída como faixa bônus do álbum de Rod "Time", é uma cópia da clássica “Corrine, Corrina". O caso foi revelado pelo site da revista "The Hollywood Reporter".

Na ação, os herdeiros afirmam que a música foi registrada por Carter em duas versões em 1929 e 1932, o que, segundo a legislação americana, a impediria de cair em domínio público. No encarte do álbum, no entanto, Stewart não credita o músico.

Composta no fim dos anos 1920, "Corrine, Corrina" já foi regravada por nomes como Muddy Waters, Bob Dylan, Eric Clapton e Willie Nelson, incluindo versões com o título alternativo de "Corrina, Corrina".

De acordo os advogados, as duas músicas são "quase idênticas" e "contêm substancialmente uma semelhante definição de elementos de composição, incluindo, mas não se limitando, a letras, melodia, ritmo, andamento, tonalidade e título".

Os representantes de Rod Stewart ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Lançado em 2013, o álbum "Time" alcançou a sétima posição no ranking de discos da revista "Billboard". "Corrina, Corrina" chegou a ser incluída nos shows do cantor.

Além dos sucessos no grupo Faces e principalmente em carreira solo, Stewart é conhecido no Brasil por outro caso de plágio: o sucesso disco "Da Ya Think I'm Sexy?" (1978), comprovadamente baseado em "Taj Mahal", de Jorge Ben Jor. Processado, Rod admitiu o "plágio inconsciente" e chegou a um acordo amigável com o brasileiro.