Topo

Cartaz da megaexposição dos Rolling Stones é banido do metrô de Londres

Pôster da exposição "Exhibitionism", dos Rolling Stones, que foi censurado no metrô e nos pontos de ônibus de Londres - Divulgação
Pôster da exposição "Exhibitionism", dos Rolling Stones, que foi censurado no metrô e nos pontos de ônibus de Londres Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/07/2015 18h54

O pôster que faz propaganda da megaexposição sobre os Rolling Stones, “Exhibitionism”, que vai estrear em Londres em 2016, foi banido do metrô e dos pontos de ônibus da capital britânica, noticiou hoje o jornal “The Guardian”. Isso até que uma versão menos “lasciva” do cartaz seja providenciada.

O anúncio, que mostra a virilha de uma mulher de biquíni, com a famosa língua usada como logo pela banda posicionada de forma “atrevida”, foi criado pelo designer britânico Mark Norton, com colaboração do vocalista Mick Jagger e do baterista Charlie Watts.

No entanto, quando o cartaz foi mostrado às empresas Exterion Media, que regula as propagandas no metrô, e Clear Channel, responsável pelos pontos de ônibus, foi dito à banda que o pôster não era adequado em sua versão original. Para ser aprovado, o logo, que foi criado por John Pasche nos anos 1970, deveria ser removido da virinha da mulher para o umbigo.

stones - Reprodução - Reprodução
O cartaz que anunciava "Black & Blue" foi alvo de protestos em 1976
Imagem: Reprodução
A nova versão dos pôsteres, que segue a orientação das empresas, deve começar a ser vista em Londres na segunda-feira (13), enquanto o resto da Inglaterra receberá os pôsteres originais, com a língua sobre a virilha.

Um porta-voz dos Rolling Stones declarou: “Nós estamos pasmos e perplexos com essa decisão boba. Talvez tenha a ver com o fato de que sejam os Rolling Stones e que a controvérsia ainda os siga por toda parte”.

Não é a primeira vez que a banda é questionada sobre suas artes de divulgação. O próprio logo da língua, que representa a boca de Jagger com óbvias conotações sexuais, sempre foi visto como algo chocante. Em 1976, o pôster do disco “Black & Blue”, que mostrava a modelo Anitta Russell atada e abrindo as pernas, foi removido dos outdoors em Hollywood após protestos.

Os ingressos para megaexposição “Exhibitionism”, que ocupará a Saatchi Gallery, de Londres, começarão a ser vendidos nesta sexta-feira (10).