Topo

Apesar da derrota do Scalene, "SuperStar" pôs o rock de novo em evidência

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

13/07/2015 11h10

Embora as bandas Scalene e Versalle tenham sido derrotadas pela dupla de funk Lucas & Orelha na noite deste domingo (12) no “SuperStar”, a chegada dos grupos à final do reality botou novamente o rock em evidência em todo o Brasil.

Desde o início desta edição do programa, o Scalene seguiu como favorito tanto do público como dos jurados. Porém, a preferência nacional ficou por conta da dupla de funkeiros românticos, que levou o prêmio.

Outro ponto positivo deste “SuperStar” foi levar até a final artistas fora do eixo Rio-São Paulo: Scalene é de Brasília; Versalle é de Porto Velho, em Rondônia; Lucas e Orelha são de Salvador, na Bahia, e o grupo Dois Africanos é de João Pessoa, na Paraíba.
 
“Entramos na competição com o espírito muito tranquilo. Não tínhamos a mínima ideia de qual seria a repercussão”, disse ao UOL o vocalista do Scalene, Gustavo Bertoni. Segundo o cantor, com a exposição no reality, a banda vai participar de todos os programas, shows ou festivais que a convidarem. “Estamos abertos a tudo. Menos a mudar o nosso som”, garantiu.

Gustavo

  • Reprodução/TV Globo

    Neste período que passamos no 'SuperStar', percebemos que existe uma carência pelo rock de qualidade. Uma carência para um som mais ousado. Várias bandas estão em evidência agora, como o Far From Alaska, o SuperCombo e o Versalle

    Gustavo, vocalista do Scalene

Para o crítico musical Jamari França, que apostou no Scalene desde o início do reality, independentemente do resultado, o rock venceu. “É um grande impulso o rock nacional entrar em um milhão de residências. A presença dessas bandas na final provou que há receptividade e público para o rock”, disse. “Acho que está na hora de o rock voltar ao mainstream. Há uma geração muito boa de bandas novas em atividade, todas com uma aceitação crescente de público.”

Após a exposição no “SuperStar”, Gustavo contou que o interesse pela banda aumentou muito. “Estamos trabalhando mais e dormindo menos. Está uma loucura. Mas somos pé no chão”, disse. Sobre a participação no reality, o cantor agradeceu ao padrinho Paulo Ricardo e aos fãs. “Eu digo para todas as bandas de rock que a gente está junto. Este é um momento importante para o rock. Tem muita gente que diz não gostar de rock, mas mudou de opinião depois de ouvir nossa música no ‘SuperStar’”, afirmou.

Formada em 2009 em Brasília, a banda Scalene reúne integrantes com idades entre 22 e 25 anos. O vocalista Gustavo, 22, é o mais jovem. Os outros músicos são seu irmão Tomás (guitarra), o baixista Lucas Furtado e o baterista Philipe Nogueira (bateria), todos com 25 anos.

“Neste período que passamos no ‘SuperStar’, percebemos que existe uma carência pelo rock de qualidade. Uma carência para um som mais ousado. Várias bandas estão em evidência agora, como o Far From Alaska, o SuperCombo e o Versalle”, disse Gustavo.

O guitarrista do Far From Alaska, Rafael Brasil, amigo dos integrantes do Scalene, também acha que a união das bandas é essencial para divulgação do cenário. “As pessoas estão procurando por esse tipo de música. Os brasileiros estão sedentes por uma nova banda de rock boa. Agora é o momento. Só estava faltando um estalo. O rock venceu.”