Topo

Zélia Duncan, Nando Reis e Mart'nália farão tributo a Cássia no Rock in Rio

Anderson Baltar

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/07/2015 16h25

A organização do Rock in Rio anunciou na tarde desta terça-feira (14) a lista completa de artistas que participarão do show em tributo a Cassia Eller, que acontecerá no primeiro dia do festival deste ano, 18 de setembro, no palco Sunset.

Participarão da homenagem à cantora Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Mart'nália, Emanuelle Araújo, Xis, Julia Vargas, Filipe Catto, Fabão, Marcio Mello, Tacy de Campos (atriz que faz o papel de Cássia no musical sobre a vida dela), além de Nando Reis.

O evento para a imprensa onde ocorreu o anúncio, no escritório do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, contou com a presença de quase todos os artistas que estarão no tributo, com exceção de Arnaldo Antunes, Zélia Duncan e Nando Reis. Eles participaram de jam sessions, apresentando hits de Cassia que cantarão no show. A banda que acompanhava Cássia no antológico show do Rock in Rio de 2001 abriu os trabalhos tocando uma versão instrumental de “Partido Alto”. Em seguida, os jovens cantores Júlia Vargas e Filipe Catto interpretaram “Nós”. Tacy, Xis e Márcio Mello deram vida a “Quando a Maré Encher”. E, por fim, Mart´nália e Emanuelle Araújo cantaram “ECT” (veja no vídeo acima).

O roteiro do show, elaborado pelo filho de Cássia, Francisco Ribeiro Eller, o Chicão, prevê os cantores interpretando músicas que foram sucesso na voz dela, tanto em duetos como performances solo. Eles serão acompanhados por uma banda composta por músicos que tocavam com a cantora, incluindo a percussionista Lan Lan. Chicão, que prepara o lançamento de seu próprio disco, não deve se apresentar no show.

O diretor artístico do Palco Sunset, Zé Ricardo, afirmou que o elenco foi escalado com amigos de Cássia, músicos que são seus fãs e jovens talentos: "Cássia tinha uma generosidade enorme e sempre dava oportunidade a novos compositores. Desta forma, estamos trazendo também nomes que estão iniciando a carreira. Por outro lado, amigos como Nando Reis e Zélia Duncan não poderiam faltar". O repertório será baseado no show de 2001, mas contemplará outras músicas. "A intenção é dar um panorama da carreira de Cássia", explicou Zé.

A produtora Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, disse que a homenagem a Cássia Eller era natural, já que o festival costuma relembrar grandes nomes do rock nacional que até hoje têm seu legado cultuado por gerações que sequer os viram em atividade. "Ela faz parte da história do Rock in Rio. Seu show em 2001 foi antológico. A obra de Cássia ainda vive e tem o dom de conquistar fãs que sequer eram nascidos quando ela brilhava", disse Roberta. 

A viúva da cantora, Maria Eugênia, se diz realizada com a homenagem e faz coro com Roberta no que diz respeito ao legado da cantora. "Muitos filhos adolescentes de amigos são fãs dela. Acho que a mensagem de Cássia repercute até hoje e fala forte ao coração dos jovens. Principalmente pela liberdade que ela exerceu em todos os momentos de sua vida."

A percussionista Lan Lan, por sua vez, diz estar ansiosa pela oportunidade de juntar toda a banda que acompanhou a cantora na fase final de sua carreira, entre 1997 e 2001. "Éramos uma família e tocávamos de uma forma muito entrosada. Vai ser mágico recordar um show fantástico como foi aquele. Era muito sol, pouco enxergávamos da plateia e não tínhamos a noção da multidão que estava lá. Só depois constatamos a importância daquele show, que apresentou a Cássia para um público que pouco a conhecia", relembra.