Topo

Duo gaúcho bomba na web ao tocar sucessos pop com instrumentos deitados

O duo gaúcho Overdrive formado por Evandro Tiburski, 28 anos, e Fabiane Terada, 25 - Divulgação - Divulgação
O duo Overdrive, formado por Evandro Tiburski, 28 anos, e Fabiane Terada, 25
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

18/07/2015 06h00

Em pouco tempo, os músicos gaúchos Evandro Tiburski, 28 anos, e Fabiane Terada, 25, que formam a dupla Overdrive, ganharam notoriedade no Facebook e no YouTube com suas interpretações para os principais hits do momento, como "Waves", do Mr. Probz (veja no vídeo acima); "Counting Stars", do One Republic, ou "Blame", de Calvin Harris. Desde o início do ano, os vídeos que eles produziram já foram vistos mais de 10 milhões de vezes. 

O duo gaúcho Overdrive formado por Evandro Tiburski, 28 anos, e Fabiane Terada, 25 - Divulgação - Divulgação
Fabiane Terada e Evandro Tiburski
Imagem: Divulgação
A sacada da dupla foi emular os sons eletrônicos dos hits em instrumentos como contrabaixo, guitarra, violão, teclado e bateria. A diferença é que os instrumentos de cordas são tocados deitados, na posição horizontal. O resultado é uma interpretação original e com alto potencial de viralizar nas redes sociais ao redor do mundo. 
 
"Após os vídeos bombarem, marcamos um show em Portugal e cinco no Uruguai. Estamos negociando uma produção na Flórida e na Califórnia, além de vários contatos que fizemos na Europa", contou Evandro ao UOL. Em abril, a interpretação da dupla para a música "Sugar", do Maroon 5, também entrou na programação de clipes do canal por assinatura Multishow. 
 
Já a versão deles para a música "Waves" ganhou cinco remixes feitos por DJs na Venezuela, Ucrânia e Itália. "Eles pegaram a nossa versão e fizeram um remix com outras batidas eletrônicas. Ficou bem interessante", comentou o artista. 
 
Um internauta desatento que assistir ao vídeo do duo poderá facilmente confundir o trabalho com o de alguém de fora do país, já que as imagens são feitas dentro de um estúdio (que poderia estar em qualquer lugar do mundo) e eles aparecem sempre cantando em inglês. A única coisa que indica a nacionalidade da dupla são as descrições dos vídeos, que estão em português.
 
O duo gaúcho Overdrive formado por Evandro Tiburski, 28 anos, e Fabiane Terada, 25 - Divulgação - Divulgação
O duo Overdrive
Imagem: Divulgação
Formado em 2012 em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, o Overdrive surgiu como uma banda com cinco integrantes, mas após alguns anos, Evandro e Fabiane, que são casados, decidiram seguir como dupla. A ideia para os vídeos surgiu por acaso. "Sou professor de música. Deixei o instrumento na horizontal para estudar e comecei a brincar com a melodia de ‘Counting Star’. A Fabi filmou e postou no Facebook. O resultado foi praticamente instantâneo", lembrou Evandro. 
 
Além dos shows no exterior, a dupla também tem recebido convites para apresentações no Brasil. "Nos shows, além do baixo e da guitarra, levamos também a bateria e o teclado. Eu e a Fabi nos revezamos nos instrumentos", disse. 
 
De fato, para se destacar na internet é necessário uma pitada de criatividade. Foi assim, por exemplo, com as irmãs mexicanas do The Warning, que tocam heavy-metal, com as gêmeas americanas da Harpa, que tocam temas de filmes no instrumento, e do duo esloveno-croata 2 Cellos, que transpôs para violoncelos clássicos do rock. Cabe ao Overdrive agora aproveitar a exposição que teve para provar que a dupla também tem talento e criatividade para viralizar no mundo todo.