Topo

Capas de discos clássicos da música brasileira "ganham vida" na internet

Felipe Blumen

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 18h00

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Sidney Magal, Leandro, Leonardo e Alcione se transformaram em peças variadas no quebra-cabeças criado pelo fotógrafo Antônio Adriano e pela colecionadora de discos Layana Leonardo. Juntando as habilidades de um e de outro, eles resolveram criar o projeto Brasil Mostra Tua Capa, que monta imagens brincando com capas de discos da música brasileira.

Com mais de 10 mil seguidores no Instagram e oito mil curtidas no Facebook, eles publicam várias fotos que mostram capas de álbuns contendo rostos ou partes do corpo de grandes artistas da música nacional colocados em cenários atuais.

“Já vimos algumas iniciativas assim feitas fora do país, mas nunca por aqui”, conta o criador Antônio Adriano. “Resolvemos fazer então a versão nacional dessa brincadeira de completar a foto com a capa", conta.

Das quase 80 imagens feitas desde fevereiro, os criadores têm suas favoritas. “Eu sou apaixonado pela dos Mamonas”, revela Adriano, “mas a Layana curte mais as clássicas, do Cartola e da Gal”.

Colaboração

A dupla é responsável pela maioria das fotos, todas tiradas com smartphone, mas muitas ideias surgem dos seguidores. “De cada quatro fotos que postamos, uma é de alguém que gostou da proposta e quis participar”, diz Adriano.

Quem quiser colaborar com a dupla pode postar as fotos com suas capas preferidas no Instagram com a hashtag #brasilmostratuacapa ou enviá-las na fanpage do projeto no Facebook. “Quanto mais gente topar colaborar, mais discos entram na brincadeira”, diz Adriano.