Topo

Site vende ingressos "fantasmas" para shows dos Rolling Stones em SP

Imagem do site Tickets RJ, que vende supostos ingressos para shows dos Stones em SP - Reprodução
Imagem do site Tickets RJ, que vende supostos ingressos para shows dos Stones em SP Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/07/2015 16h47

O site Tickets RJ (www.ticketsrjbr.com), hospedado nos domínio americano GoDaddy, está vendendo ingressos "fantasmas" para os shows dos Rolling Stones em São Paulo, antes de serem confirmados oficialmente pela banda, com suspostos ingressos que vão de cerca de R$ 921 a R$ 3.182. As apresentações estão previstas para os dias 21 e 23 de fevereiro de 2016, no Allianz Parque. Segundo o UOL apurou, o estádio do Palmeiras desconhece as vendas, ainda sem previsão de início.

O site, cuja versão original em inglês traz endereço de Miami, comercializa as entradas em dólares (de 275 a 950), pedindo números de cartão de crédito e endereço residencial. A página traz um vídeo ao vivo do grupo e, na parte inferior, diversos links de reportagens publicadas sobre os shows na capital paulista. As datas ainda não constam nos canais oficiais dos Stones, mas elas foram confirmadas pelo UOL via assessoria de imprensa da AEG, empresa que administra o estádio.

Na versão em português do Tickets RJ, também são vendidas entradas para apresentações de Pearl Jam, Katy Perry, Rod Stewart, Empire of the Sun e A-ha, no Brasil, Estados Unidos, Chile, Alemanha e Suíça. O site traz mapas com a divisão de setores dos estádios e casas de shows, com limites de ingressos restantes e prazo de entrega que chegam a cinco meses.

Mapa do Allianz Parque com suposta divisão de setores para show dos Stones em SP - Reprodução - Reprodução
Mapa do Allianz Parque com suposta divisão de setores para show dos Stones em SP
Imagem: Reprodução

O UOL tentou entrar em contato nos telefones, e-mail e chat divulgados no site, mas não conseguiu retorno em nenhum deles até a publicação desta reportagem. Na página, a Tickets RJ diz não ser vendedora direta de ingressos, atuando apenas na revenda. Segundo a empresa, "os preços são estabelecidos por vendedores registrados e podem estar acima do valor nominal".

O site Reclame Aqui, que registra queixas de consumidores brasileiros, possui várias denúncias contra o Tickets RJ, incluindo vendas de shows recentes no país de Backstreet Boys, A-ha e Rod Stewart. Os consumidores acusam o site de propaganda enganosa, por induzir à compra sem a conversão para o dólar. Há casos ainda em que o ingresso não teria nem sido entregue.

Site pirata

Segundo o Procon-SP, o site é "pirata", pois não traz informações básicas ao consumidor. Entre elas, razão social, CNPJ e endereço físico real, além de não possuir certificado de segurança eletrônica. Ainda segundo o órgão, também é ilegal cobrança em moeda estrangeira.

O Procon alerta que compras realizadas em sites falsos não são atendidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), e o cidadão que se sentir vítima de golpe deve imediatamente registrar um boletim de ocorrência (BO). O órgão divulgou uma nota em seu site, explicando o procedimento correto para a realização de compras pela internet (clique aqui e leia).

Antes de abrir o bolso, a recomendação é acessar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, a lista de sites não recomendados pelo Procon-SP e o Guia de Comércio Eletrônico do Procon-SP.