Topo

"Tim Maia é muita treta", diz Criolo sobre disco-tributo gravado com Ivete

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

31/07/2015 20h54

Lançado nesta sexta-feira (31), o disco “Viva Tim Maia” reúne Ivete Sangalo e Criolo interpretando 12 músicas compostas pelo “síndico”. O álbum, gravado após uma turnê que a dupla fez com o repertório de canções de Tim, vista por quase um milhão de pessoas, já pode ser conferido na íntegra no UOL Música Deezer

"A gente vai levar [o álbum] para a vida toda. Aquelas coisas gostosas que vamos contar para todo O mundo [...] É muita emoção, porque você lembra de coisas suas, dos seus pais... Tim Maia é muita treta mesmo", disse Criolo, em um bate-papo on-line com alguns jornalistas direto de Roma,  por onde passa com sua turnê europeia. Veja alguns trechos da conversa no vídeo acima.

Ivete, que também participou da conversa via internet, não só disse que aprova essa homenagem a Tim Maia, como lembrou outros músicos antigos que deveriam ser apresentados à nova geração. "Eu acho que Clara Nunes, como intérprete, deveria ser revisitada também [...] O que não nos falta é um número de artistas a serem revisitados. Eu acho isso de suma importância". Por sua vez, Criolo citou Cartola como um artista que deveria ter mais espaço na mídia.

criolo/ivete - Divulgação - Divulgação
Capa de "Viva Tim Maia!", que reúne Criolo e Ivete Sangalo interpretando as músicas do "Síndico"
Imagem: Divulgação

Elogiadíssimo pelos intérpretes, Daniel Ganjaman, que produziu o disco e o show da dupla em tributo a Tim, também entrou na conversa direto de Roma, onde participa da turnê de Criolo. Segundo ele, o que “deu liga” no projeto foi a diferença de estilos entre Ivete e o rapper. O produtor diz que os dois, junto com Tim Maia, são artistas que se comunicam diretamente com o povo de forma única.

As músicas foram gravadas na casa da cantora, que convidou toda a banda a passar um tempo lá. "Nós gravamos as vozes no meu estúdio, e os meninos foram lá para casa. A gente falou sobre música, sobre vida. Foi uma reunião, uma festa [...] Ganja mandava [as músicas] para mim, e a gente vibrava. Um processo com muita emoção", conta Ivete,

Criolo também disse que revisitar as músicas de Tim o fez reviver os tempos de infância e falou da importância do cantor para a periferia. "[Tim Maia era] Um cara extremamente sincero, autêntico, que pode estar cantando a música de amor mais delicada do mundo com aquela voz impecável, e, no meio, solta uma lapada, metendo o pau em alguma coisa que está acontecendo de errado no país.  Aproveita a situação e desce o cacete, e depois volta e canta outra música [...] A gente se identifica muito com isso. Ele era aquele cara igual a todo brasileiro, que chega do jeitinho dele e deixa a mensagem."

Criolo

  • Reinaldo Canatao/UOL

    A gente bebeu dessa fonte maravilhosa que é o Tim Maia... A gente se entregou completamente. É maravilhoso estar falando um pouco mais disso [...] Estou com orgulho de mim mesmo

    Criolo

Segundo Ivete, a música “Telefone” foi a que mais gostou de cantar. Isso graças ao trabalho de Ganjaman, que fez com que ela se sentisse uma “intérprete de verdade”.

Já Criolo, filosofando, explicou que a cada dia tem uma música favorita do Tim Maia, mas lembrou da vez que em que o cantor dividiu os microfones com Gal Costa, na bela música “Um Dia de Domingo”.

A turnê do novo trabalho passou por sete cidades do país, terminando em São Paulo no mês passado. Entre os sucessos de Tim Maia regravados por eles, faz falta alguma faixa da fase “Tim Maia Racional, vol. 1” e “Tim Maia Racional. Vol. 2”, que eles cantavam nas apresentações ao vivo.  “A gente bebeu dessa fonte maravilhosa que é o Tim Maia... A gente se entregou completamente. É maravilhoso estar falando um pouco mais disso [...] Estou com orgulho de mim mesmo", concluiu Criolo.