Topo

"É o livro de um homem enfrentando demônios", diz filho de Renato Russo

Apesar de cafona, diário de Renato Russo é um valioso registro do artista - Divulgação
Apesar de cafona, diário de Renato Russo é um valioso registro do artista Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/08/2015 12h07

Filho do Renato Russo, Giuliano Manfredini lançou recentemente o livro  "Só por Hoje e para Sempre", que reúne manuscritos feitos pelo cantor durante o período em que esteve internado numa clínica de recuperação e desintoxicação para dependentes químico e de álcool. Manfredini define a obra como sendo a de "um homem que enfrenta os seus demônios".

"Mais do que um livro sobre Renato Russo, é um livro de um homem enfrentando os seus demônios. É o medo falando com ele. Eu acho isso muito bonito, muito tocante. Eu acho que todo mundo passa por um período no fundo do poço", disse Manfredini, durante o programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo.

O filho do músico destaca ainda algumas lembranças que tem do pai. "É sempre uma emoção muito grande poder relembrar e reviver tudo isso, vendo ele (sic) cantando. É muito emocionante", disse. "Tenho várias lembranças do período que vivi com ele. Ele gostava de me levar ao cinema, de assistir filme em casa. Uma tarde eu cheguei e perguntei para ele: 'Pai, por que o senhor escreve tanto?'. Ele me disse: 'Filho, porque as pessoas vão poder saber o que eu penso, o que eu estou vivendo pelos próximos 50 anos'. Ele não deixou um ou dois diários, ele deixou uma série de diários, uma porção de manuscritos, para que as pessoas pudessem ter esse contato íntimo, sem filtro".

Sandra de Sá - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Sandra de Sá se emociona ao falar sobre Renato Russo
Imagem: Reprodução/TV Globo
Sandra de Sá, que também participava do programa, se emocionou ao recordar de histórias que viveu ao lado de Renato Russo. A cantora também mostrou uma fotografia, na qual recebe um beijo na boca de Russo. "O Renato era incrível. A gente teve uma possibilidade de estar muito próximo sempre, o tempo inteiro. Certa vez, ele pulou no palco e me deu um beijo. Não sei explicar. Era uma paixão", disse ela, emocionada, com lágrimas nos olhos.

Além do livro, o filho de Renato Russo prepara uma exposição e quer lançar ainda um DVD do show gravado em 1994, no ex-Metropolitan (hoje Citibank Hall), no Rio de Janeiro, que teve o áudio transformado no CD "Como É que se Diz Eu te Amo (Plateia Livre)". Manfredini também quer lançar um longa-metragem inspirado na letra da canção "Eduardo e Mônica", um documentário abrangendo as vidas artística e pessoal do pai, e um instituto para dar suporte a dependentes químicos e seus familiares.