Topo

Dupla sertaneja do "The Voice" aposta no romântico e público "de opinião"

Danilo Reis e Rafael lançam primeiro disco sete meses depois de vencerem o The Voice - Divulgação
Danilo Reis e Rafael lançam primeiro disco sete meses depois de vencerem o The Voice Imagem: Divulgação

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

11/08/2015 07h00

Quase oito meses depois de saírem vencedores da terceira edição do "The Voice Brasil", Danilo Reis e Rafael lançam o primeiro disco com o mesmo objetivo que mantinham no programa: ser uma alternativa ao sertanejo festivo de melodias pegajosas e letras sobre bebedeira e sexo.

Na esteira de Victor e Leo, Matogrosso e Mathias, Chico Rey & Paraná, os mineiros também defendem a volta de um sertanejo raiz e mais romântico nas rádios. "Nossa verdade é essa. Gostamos de cantar a música mais sentimental, sobre pessoas", explica Danilo.

Aos 23 anos, o sertanejo vê o trabalho de estreia, que leva o nome da dupla, como resistência à moda atual --mas garante que eles não guardam restrições aos sucessos de hoje. "Já tentamos cantar [sertanejo] universitário. Não que a gente não goste, mas o timbre da nossa voz dá certo em outra coisa. Nos sentimos melhor cantando assim".

A proposta, ele afirma, é perceptível até mesmo no público das apresentações. "Não é aquele show para ficar pulando e gritando. É para se admirar, prestar atenção com carinho, para formar opiniões. É um público que faz a diferença e que vai para curtir mesmo", observa. "Depois que cantamos com Titãs no programa 'Altas Horas' temos até um pouco dessa galera das antigas, fãs de Capital Inicial e de Engenheiros do Havaií nos nossos shows."

Danilo reis sobre lulu santos

  • Felipe Panfili e Felipe Assumpção/AgNews

    Ficamos surpresos com a sintonia que tivemos durante o programa e que continua ainda hoje. No estúdio, ele mandou uma mensagem: 'olha, presente para vocês, se vocês quiserem gravar...'

    Danilo Reis, sobre Lulu Santos

Presente do técnico

Fato: o primeiro fã da dupla sequer tinha familiaridade com a música sertaneja. Lulu Santos foi o técnico em horário integral durante e depois do "The Voice Brasil". Com o fim do programa, Lulu seguiu conversando com os pupilos por Whatsapp. Em uma das mensagens, revelou que estava escrevendo uma canção especialmente para a dupla.

"Ficamos surpresos com a sintonia que tivemos durante o programa e que continua ainda hoje. No estúdio, ele mandou uma mensagem: 'Olha, presente para vocês, se vocês quiserem gravar".

A canção "Um Hino", sobre o ato de compor pensando em alguém, é o alívio pop do disco que, no geral, entrega realmente o que promete. A dupla regravou "Romaria", "Pagode" e "Sinônimos", apresentadas no programa, e se entrega ao romantismo de canções como "Cúmplices do Amor" e "Perdoa-me", com letra de Rafael e o vozeirão de Danilo.

Capa do primeiro disco da dupla Danilo Reis e Rafael - Divulgação - Divulgação
Capa do primeiro disco da dupla Danilo Reis e Rafael
Imagem: Divulgação

Lição

Durante os dois meses de gravação do disco, em um estúdio em Betim, cidade onde nasceram, Danilo Reis e Rafael garantiram que tiveram suas opiniões respeitadas, mas que ouviram mais os produtores --para eles, essa foi a maior lição do reality show. "Foi algo muito bacana, porque sempre entramos em consenso. Aprendemos muita coisa com a galera, com o pessoal do programa que tinha uma visão", conta Danilo.

O cantor lembra de uma dica que eles receberam durante o "The Voice Brasil", quando escolheram "Planeta Água", de Guilherme Arantes. "Falaram pra gente: 'O Brasil está passando por racionamento, faltando água em tudo quanto é canto. Essa música aí vai ser uma boa'. E foi aí que passamos de fase", relembra. "Lá, só não aprende quem não quer".