Topo

David Gilmour diz que Pink Floyd chegou ao fim: "Acabamos"

Do UOL, em São Paulo

14/08/2015 09h14

Muitos fãs torceram o nariz, mas “The Endless River”, álbum que o Pink Floyd lançou ano passado é, definitivamente, o último da banda. Em entrevista para a revista “Classic Rock”, David Gilmour admitiu que, depois de quase meio século juntos, não há mais planos para a banda se reunir. Embora tenha ficado anos sem lançar nenhum material, a banda nunca havia anunciado seu fim. Até agora.

"Já cansei disso. Fiquei 48 anos no Pink Floyd – alguns daqueles anos, no início, com Roger [Waters]. E aqueles anos que são agora considerados o nosso auge eram 95% musicalmente gratificante, alegre, repleto de diversão e riso. Eu certamente não quero que os outros 5% de mude minha visão do que foi uma longa e fantástica época juntos. Mas isso segue o seu curso, acabamos - e seria falsidade voltar e fazer novamente”.

Ele continuou: "Obviamente, eu aceito que há pessoas que querem ver e ouvir esta lenda que foi Pink Floyd, mas eu receio que isso não seja da minha responsabilidade. Para mim, são apenas duas palavras que unem o trabalho que fizemos juntos quatro pessoas. É apenas um grupo pop. Eu não preciso disso. Eu não preciso voltar para lá."

Gilmour também acrescentou que seria inadequado continuar com a banda sem o tecladista Richard Wright, que morreu em 2008: "Se reunir sem Rick seria errado", disse ele.

Em 2011, o guitarrista se juntou a Roger Waters para uma participação especial na turnê do baixista, "The Wall". Fora alguns poucos eventos beneficentes, os ex-integrantes do Pink Floyd não tocavam juntos há 30 anos.

Gilmour atualmente promove seu novo álbum solo” Rattle That Lock”.