Topo

"É o Rock in Rio do sertanejo", diz Gusttavo Lima sobre Festa de Barretos

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

17/08/2015 05h00

A maior festa de peão do Brasil começa nesta quinta-feira (20) com a promessa de atrair 900 mil pessoas para Barretos, no interior de São Paulo, em seus dez dias de duração. Além dos tradicionais rodeios, o evento, que comemora 60 anos em 2015, se transformou também em um imenso festival de música sertaneja, com mais de 100 shows em diversos palcos espalhados pelo Parque do Peão. (Ouça aqui o álbum com as músicas de Barretos deste ano)

Para Gusttavo Lima, por exemplo, um sertanejo se apresentar em Barretos seria tão importante quanto um roqueiro tocar no Rock in Rio. "É o Rock in Rio do sertanejo", disse o artista ao UOL. "Se eu pudesse escolher qualquer palco no mundo para cantar, com certeza escolheria Barretos", afirmou. "Rodeio e música sertaneja sempre andaram juntos", disse Gusttavo, que fará show no palco principal no dia 28 (sexta-feira).

Comparação semelhante é feita também por João Bosco, da dupla João Bosco & Vinícius. "Para mim, tocar em Barretos é como jogar futebol no Maracanã lotado", disse. A dupla, junto com Luan Santana e Wesley Safadão, foi convidada às pressas para se apresentar no dia 21, no lugar de Cristiano Araújo, que morreu em junho, "Faço show em Barretos desde 2005, mas neste ano não iria para lá. Fico feliz por poder cantar na Festa, mas preferia não ir se isso fosse trazer o Cris de volta". 
 

João Bosco Frase Barretos

  • Reinaldo Canato /UOL

    Para mim, tocar em Barretos é como jogar futebol no Maracanã lotado"

    João Bosco, da dupla João Bosco & Vinícius
 
A dupla Henrique & Juliano, intérprete do hit "Cuida Bem Dela", foi a escolhida pelo público deste ano para ser a embaixadora da Festa do Peão. "Cantar em Barretos é a nossa maior realização como artista", disse Henrique. "A festa é, antes de tudo, uma grande confraternização da cultura sertaneja, porque todos têm uma agenda muito corrida e quase não se encontram. Barretos possibilita esse encontro", explicou. A dupla fará show no sábado (29). 
 
Michel Teló, que fará no dia 27 o show "Bem Sertanejo" junto com a dupla Bruno & Marrone, revelou que Barretos tem um significa especial em sua carreira. "Foi lá que eu fiz o meu primeiro show solo, depois que deixei o Grupo Tradição". Para o cantor, Barretos é referência em sertanejo. "Me sinto honrado em cantar lá". 
 
Outra dupla que também considera Barretos um festival importante para a carreira, é Henrique & Diego. "Nós saímos dos palcos menores para cantar no palco principal da festa", disse Henrique. A dupla é dona do hit sertanejo mais tocado no Brasil neste ano, "Suíte 14". "Barretos é o maior palco do Brasil", garantiu Diego. A dupla se apresentará no domingo (23)
 

Michel Teló, Barretos

  • Reinaldo Canato /UOL

    Foi lá [em Barretos] que eu fiz o meu primeiro show solo, depois que deixei o Grupo Tradição"

    Michel Teló
 
O sucesso de "Suíte 14" foi tão grande, que sobrou até para o funkeiro MC Guimê fazer show na Festa do Peão. Guimê dividirá o palco com a dupla para interpretar um trecho da música, que ele gravou em parceria com os sertanejos. Mas o funkeiro também fará show solo no festival. "Vai ser a primeira que vou para Barretos", disse o artista. "Minha família sempre ouviu sertanejo, como Teodoro & Sampaio, Rionegro & Solimões e Victor & Leo. Acho que este será um dos maiores shows que vou fazer na minha carreira". 
 
Mesmo para as duplas sertanejas tradicionais, como Zezé Di Camargo & Luciano, que não fará show neste ano, Barretos sempre foi um palco importante. "Foi em Barretos que fizemos os shows do especial 'Amigos'", disse Luciano. "Demoramos mais de duas horas para deixar a cidade depois que terminamos a apresentação em 1996", lembrou. A cantora Roberta Miranda concorda com Luciano. "Barretos cresceu demais. É um evento mundial. Eu já fiz show lá para mais de 80 mil pessoas".