Topo

Gangsta que invadiu cinemas americanos também moldou o rap brasileiro

Gangsta nas letras

  • Por que você não nos diz o que tem pra dizer do submundo / Um jovem negro só se fode só porque é escuro /E não da outra cor, então a policia acha que tem autoridade para matar a minoria / Foda-se eles, eu não vou ser o otário que é pego por esses safados com distintivo e uma arma / que é espancado e jogado na cadeia

    Fuck tha Police, N.W.A.
    x

    A Justiça Criminal é implacável / Tiram sua liberdade, família e moral / Mesmo longe do sistema carcerário / Te chamarão para sempre de ex-presidiário / Não confio na polícia, raça do caralho / Se eles me acham baleado na calçada / chutam minha cara e cospem em mim é / Eu sangraria até a morte / Já era, um abraço / Por isso a minha segurança eu mesmo faço

    Homem na Estrada, Racionais MC's

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

27/08/2015 13h29

Não teve Tom Cruise em “Missão Impossível” que conseguisse segurar a surpreendente bilheteria de “Straight Outta Compton - A História do N.W.A.” nos cinemas americanos. Cinebiografia do grupo de rap estadunidense N.W.A., o filme custou US$ 29 milhões e era tratado pelos magnatas de Hollywood como algo menor, até desbancar os blockbusters do verão americano e arrecadar US$ 111 milhões em apenas duas semanas.

A falta de visão da indústria tinha um motivo: o filme é sobre o N.W.A., mas também sobre a cena do Gangsta Rap, cujo objetivo é claro e direto: atacar o sistema (e principalmente a polícia) com letras violentas sobre a realidade na periferia e discursos combativos. Soa familiar?

Liderado pelo Eazy E, Dr. Dre, DJ Yella, Ice Cube e MC Ren, o N.W.A. foi o principal porta-voz do Gangsta no final dos anos 1980, ao lado de Ice-T, e mais tarde Tupac e Snoop Dogg. A filosofia se espalhou para além da fronteira e ajudou na gestação do rap brasileiro, influenciando grupos como Racionais MC’s, Facção Central, Câmbio NegroFace da MorteSabotage, 509-E, Pavilhão 9. “O Gangsta é a maior referência que temos no rap nacional. É algo muito forte”, observa Rodrigo Brandão, MC do grupo Mamelo Sound System e ex-apresentador do “Yo! MTV Raps”, um dos primeiros programas dedicados ao rap no Brasil.

Com 25 anos de carreira, o rapper Dexter é citado até hoje como representante do movimento. “Gangsta aqui é o cara que teve ligação com a prisão ou que teve ligação de verdade com a rua de terra mesmo, com as favelas. É o cara que fala de tudo isso e está em tudo isso. É o cara que canta contra esse sistema”, explica. Ex-integrante do 509-E, grupo criado por detentos do Carandiru, o rapper afirma que o gangsta investiga o submundo e usa as rimas como arma. “Não é necessariamente pesado na batida, mas sim nas ideias.”

Dexter

  • Divulgação

    Gangsta aqui é o cara que teve ligação com a prisão ou que teve ligação de verdade com a rua de terra mesmo, com as favelas. É o cara que fala de tudo isso e está em tudo isso. É o cara que canta contra esse sistema

    Dexter
Nos Estados Unidos, o N.W.A sempre teve um repúdio especial pela política e pela polícia. "Fuck Tha Police" [“Foda-se a polícia”, em português], o rap mais famosos do grupo, denunciava, com ousadia e sátira, a força desmedida da instituição contra a juventude negra, em uma época em que a figura da polícia era posta como herói em realities shows de TV como “Cops”. A raiva dos versos -- e o fato de Eazy-E ser um ex-traficante -- culminou em ameaças do FBI para que o grupo fechasse a boca.

Sem apoio nem da MTV, as ideias do N.W.A. se tornaram hinos de forma espontânea e que ressoam ainda hoje, em um momento em que os Estados Unidos se vê em torno da discussão sobre racismo e a repressão policial.

“Enquanto o Public Enemy [outra referência do rap brasileiro] pregava a consciência, o N.W.A. tinha um lance da rua, era uma luta armada, era uma coisa do Partido dos Panteras Negras”, Rodrigo recorda.

A imprensa americana noticiou que a polícia estava alerta para possíveis revoltas com a estreia de “Straight Outta Compton”, programado para estrear no Brasil em 29 de outubro. Acabou encontrando apenas longas filas nos cinemas

O grupo de rap N.W.A.  - Reprodução - Reprodução
O grupo de rap americano N.W.A.
Imagem: Reprodução
Sujeito engajado
Pesquisador e doutorando em história social da Universidade Federal de Uberlândia, Roberto Camargos estudou o que chama de “construção do sujeito engajado” no rap brasileiro em seu livro “Rap e Política”, lançado recentemente pela Boitempo editora.

Esse engajamento próprio do Brasil encontrou no Gangsta sua melhor expressão. Em “Capítulo 4 Versículo 3” e “Eu Sou 157” dos Racionais, por exemplo, há um discurso forte sobre a realidade através de histórias de ladrões. Para quem acredita que os clássicos glamorizam a vida no crime, Camargos defende: “São portadoras de uma lição moral que prega a paz e a vida honesta do que qualquer outra coisa”, observa. “Falam do crime e da violência, mas têm um caráter pedagógico que termina por refutar tais práticas.”

A medida que a fama crescia e o dinheiro entrava, a filosofia do N.W.A. degringolou em uma série de abusos e briga de egos. Em entrevista a “Rolling Stone”, Mano Brown conta que no começo dos anos 1990, o Racionais começou a ficar mais violento. “Esperávamos o pior, que poderíamos cruzar com os nazis, os polícias. Tínhamos essa visão de trocar [tiros] com os polícias, de igual para igual. (...) Queríamos destruir a autoridade deles, e morreríamos por isso. Fazíamos reuniões nos banheiros dos bailes para tramar ações”, recordou o rapper.


Gangsta hoje
Hoje, o Gangsta Rap pode parecer distante da filosofia do N.W.A. Com o passar do tempo, o estilo se tornou mais hedonista, sexista e flertou com a ostentação. Criador do festival Hip-Hop indie, Rodrigo Brandão observa que apenas o glamour do gênero não chegou às terras aqui. “Nos anos 1980, tinha essa coisa de gostar de ser mal. Hoje em dia, eles gostam de ser ricos. A diferença é apenas uma: Nunca teve muito dinheiro no rap aqui no Brasil”, observa.

No Brasil, a cena ainda se mantém viva com veteranos como Eduardo, ex-Facção Central, Realidade Cruel e outros grupos como Voz D’Assalto, na baixada Santista.

Finalizando a produção de seu disco, com participações de Ed Motta e Péricles, Dexter observa que o rap de hoje – com a sonoridade e o público cada vez mais diversificado, como os trabalhos de Emicida e Criolo --, continua a tocar o dedo na feriada.

“Os tempos mudaram, não é só alegria, alegria. Diante disso, eu acho que a gente ainda fala do universo Gangsta. O rap é compromisso, e antes do Sabotage cantar, nós sabemos disso”.