"Não gostaria de ver outro em seu lugar", diz mãe de Renato Russo
Felipe Branco Cruz
Do UOL, em São Paulo
O anúncio oficial ainda não foi feito, mas a banda Legião Urbana vai voltar aos palcos em outubro com Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e André Frateschi no lugar de Renato Russo, que morreu em 1996. Formigão (do Planet Hemp) vai assumir o baixo. A informação foi dada por Marcelo Rubens Paiva em seu blog e confirmada ao UOL pela equipe de Frateschi.
A banda está ensaiando no Rio de Janeiro e deverá fazer sua primeira apresentação no "Fantástico" (Globo). A turnê deverá contar inicialmente com 25 datas e terá Felipe Hirsch como diretor.
- 48292
- http://musica.uol.com.br/enquetes/2015/08/28/voce-gostou-da-escolha-de-andre-frateschi-para-cantar-no-legiao-urbana.js
A notícia pegou de surpresa a mãe de Renato Russo, Carmen Manfredini, que conversou por telefone com o UOL. "Não gostaria de ver outra pessoa no lugar do Junior (Renato Russo)", diz. "Mas se eles estão usando o nome da banda, é porque eles devem poder usar".
A mãe do cantor disse que não acompanha os trâmites jurídicos sobre quem tem direito à marca "Legião Urbana" e que tudo isso está nas mãos de seu neto Giuliano Manfredini, filho de Russo. "Já estou naquela fase de que eu não sei de nada. Mas, quem é fã, fã mesmo, vai sentir a diferença. Existem muitos cantores que imitam o Junior por aí".
Em outubro de 2014, a Justiça do Rio de Janeiro autorizou o baterista Marcelo Bonfá e o guitarrista Dado Villa-Lobos a usarem a marca "Legião Urbana" apenas para atividades profissionais como músicos. Para todos os outros fins, a marca é controlada pela empresa "Legião Urbana Produções Artísticas", de Giuliano Manfredini. Procurado, Giuliano disse, por meio de sua assessoria, que prefere não se manifestar.
“Por certo, os autores são ex-integrantes da banda e contribuíram durante toda a sua existência, em nível de igualdade com Renato Russo, para todo o sucesso alcançado. Assim sendo, não parece minimamente razoável que não possam fazer uso de algo que representa a consolidação de um longo e bem sucedido trabalho conjunto – reconhecido por milhões de fãs…”, disse a decisão judicial, que estabeleceu multa de R$50 mil caso Giuliano descumprisse a sentença.
André Frateschi é filho de Denise Del Vecchio e casado com Miranda Kassin. O casal fez vários shows em São Paulo interpretando canções de Amy Winehouse e David Bowie.
Em 2012, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos tocaram juntos como Legião Urbana tendo nos vocais o ator Wagner Moura, em um show organizado pela MTV.
Bonfá e Dado foram procurados pela reportagem, mas não foram localizados.