Topo

Com imensos telões, Michel Teló grava DVD interativo em São Paulo

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 07h00

A polêmica dos fãs que filmam um show ao invés de curtir parece ter sido superada durante a gravação do DVD ao vivo de Michel Teló. Na madrugada desta quinta-feira (3), no Espaço das Américas, em São Paulo, o cantor inverteu essa prática ao convidar o público para gravar com seus celulares a apresentação e interagir, com direito até a internet grátis.

Com um show repleto de efeitos especiais, a gravação do DVD "Baile do Teló" foi pensada justamente para interagir com os espectadores altamente conectados dos dias atuais. O objetivo, segundo o artista, era de que "os fãs em casa sentissem na pele que estavam participando do show ao vivo". De fato, quando o DVD for lançado, o público poderá interagir com o vídeo, com sistemas que ainda serão divulgados.

Outro detalhe tecnológico da apresentação foi a utilização de câmeras em 360º. Isso permitirá que os fãs assistam ao DVD olhando para todos os ângulos da imagem, como se estivessem no palco com o músico. "Pessoal, vou dar uma paradinha no show só para instalar a câmera aqui. Quando eu começar a cantar, vamos todos ficar bastante animados porque ela está filmando todos vocês", explicou Teló.

No palco, durante as músicas "Diz Aí, Teló" e "Cantor e Atriz", três imensos telões exibiram algumas enigmáticas imagens que depois serão usadas para interagir com espectador que assistir ao DVD. Teló já havia dado uma palhinha sobre como a tecnologia será usada ao lançar o clipe da música "Levanta o Copo", gravada ao vivo na Festa do Peão de Barretos. No vídeo, é possível ver o espetáculo de diversos ângulos, bastando apenas movimentar o mouse do computador ou o celular, dependendo do aparelho utilizado.

A tecnologia, no entanto, não substituiu o carisma e a presença de palco do cantor. A apresentação durou 2h50 e teve 29 músicas, sendo que sete não irão entrar no DVD. A maioria delas era inédita, como "Prefiro a Solidão", "O Presente e o Futuro", "Essa Mania", "Não Tem pra Ninguém", "Chocolate Quente", "Tá Quente", "Coração Cansou", "Hoje Tem", "Ah Tá! Pera" e "Levanta o Copo". Mas ele também cantou hits como "Humilde Residência" e "Ai, Se Eu te Pego".

O show contou com um repertório bastante variado. Teló convidou Seu Jorge e cantou com ele a inédita "Diz Aí Teló" e "Burguesinha" (que não estará no DVD). Com a dupla Breno & Caio Cesar, ele cantou um pout-pourri sertanejo e a canção "Não me Leve a Mal". Mas o momento mais emocionante foi quando se juntou aos amigos do grupo Tradição, com o qual Teló começou a carreira. Juntos, eles cantaram ˜Barquinho" e "Pra que Rumo Nóis Vai".

No palco, o músico mostrou versatilidade e tocou violão, viola, guitarra, sanfona e até bateria. Em um momento da apresentação, fez um pout-pourri na sanfona com o "Tema da Vitória" (de Ayrton Senna) e  "Sweet Child O' Mine", do Guns 'N Roses. "Eu não sabia que ele tocava tantos instrumentos", disse a gerente de marketing Thaisa Fernandes, 28. Já a sua amiga Carolina Maia, 28, disse que gostou da simpatia do artista e da maneira como ele tratou o público. "Ele é muito simpático. Eu também adorei a participação do Seu Jorge".

A psicóloga Carla Albuquerque, e as amigas Ana Cristiana Clemente, 25, e Camila Carvalho, todas de 25 anos, disseram ter decorado todas as músicas inéditas, que foram disponibilizadas no YouTube alguns dias antes da gravação do DVD. "Criamos um grupo no WhatsApp e ficamos mandando as músicas para as nossas amigas até decorarmos tudo", disse Carla. As três são de Santos e estudaram juntas no colégio. Há cinco anos elas se mudaram para São Paulo para fazer faculdade. "Já fui em cinco shows do Teló e tenho até foto com ele", contou Ana Cristina.

Quase no fim da apresentação, Teló pediu para as câmeras encontrarem na plateia sua mulher, a atriz Thais Fersoza, e dedicou a canção "Cantor e Atriz", que ele compôs especialmente para ela. "Minha família toda está aqui. Estou muito feliz de ter vocês comigo. Essa música vai para a minha mulher, com quem eu quero viver o resto da minha vida e ter muitos filhos", disse.