Topo

Luthier da Fender constrói guitarra para Luan Santana no Rock in Rio

Felipe Branco Cruz

Do UOL, no Rio

20/09/2015 21h29

O que seria do rock se não fossem as guitarras? No Rock in Rio deste ano, um estande montado por uma empresa de TV por assinatura construiu uma oficina de guitarras bem ao lado da entrada principal do festival. No local, dois luthiers da Fender (profissional que fabrica o instrumento), John Cruz e Paul Waller produziram trinta guitarras para presentear músicos convidados, como Dado Villa-Lobos e Luan Santana.

"É possível fazer guitarras para qualquer tipo de músico. Geralmente para as músicas sertanejas elas são mais simples. Para o metal elas são mais trabalhadas. Alguns guitarristas preferem os braços mais curtos, por exemplo", disse John Cruz ao UOL. "[Neste trabalho] Pouca coisa é feita com máquinas pesadas. A montagem, acabamento, os contornos, entre outros detalhes são feitos à mão", disse o profissional. Entre os artistas que já receberam suas guitarras estão Richie Sambora (Bon Jovi), Bono e Adam Clayton (U2), Duff Mckagan (Guns N´ Roses) e Mick Mars, do Mötley Crüe

"A maioria dos guitarristas acha que sabe como fazer um instrumento. Mas não sabe. Eles podem até tocar muito bem, mas não entendem a sua produção", explicou. Um dos poucos guitarristas que conhecem profundamente o trabalho do luthier é Yngwie Malmsteen. "Ele pediu para eu serrar a madeira entre os trastes da guitarra. Ficou horrível. Mas o objetivo era tocar as notas sem as cordas encostarem no instrumento". 

Com tanta proximidade com os artistas, John disse ter ficado amigo de alguns deles, como Malmsteen e o Mick Mars. "O Mick vai tocar hoje (sábado) no Rock in Rio com duas guitarras que eu fiz. Espero que ele não quebre nenhuma", brincou. 

A oficina de luthier do Rock in Rio está montado dentro do estande da Sky e o público que passa por lá pode ver Cruz trabalhando ao vivo nas guitarras. "Isso aqui parece um aquário. Mas a oficina está bem mais bonita que a minha, que bastante bagunçada".