Topo

Rock in Rio tem 4,8 mil atendidos com desidratação, torção e hipoglicemia

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 17h43

Quase 5.000 pessoas passaram mal e precisaram de atendimento médico durante os sete dias de Rock in Rio, divulgou a organização do festival nesta segunda-feira (28).

De um total de 4.888 fãs socorridos, 99% receberam cuidados médicos no próprio local, e a maioria dos casos foi de desidratação por conta do forte calor –que bateu recorde na última quinta, quando a cidade enfrentou a maior temperatura do ano: 41,3° C–, torções e hipoglicemia (queda do nível de açúcar no sangue, normalmente associada a muitas horas sem comer).

Falando em comida, foram vendidos durante o evento 120 mil hambúrgueres, 20 mil milk shakes, 75 mil paletas mexicanas e 27 mil cachorros-quentes. Com tanto consumo, foram geradas 100 toneladas só de lixo reciclável, que foi separado e será encaminhado para cooperativas.

A organização ainda não tem o balanço oficial da quantidade total de lixo gerada na Cidade do Rock em 2015, mas só nos três primeiros dias de festival foram recolhidas quase 83 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis. Por dia, portanto, foi gerada uma média de 27,5 toneladas de lixo, entre latas de refrigerantes e energéticos, embalagens de biscoito e lanches, copos de plástico e bitucas de cigarro. Na edição de 2013, foram recolhidas ao todo 183 toneladas de resíduos durante o Rock in Rio.

100 mil pessoas nos brinquedos

O parque de diversões do festival foi uma atração à parte e registrou um público de 96.542 pessoas nos sete dias. A maioria (47%, ou 45.417 pessoas) foi na montanha-russa, seguida de 23.272 na roda-gigante, 23.409 no x-treme e 4.444 na tirolesa –que foi fechada na noite de domingo (27), sob ordem do Corpo de Bombeiros, por causa de uma ventania na Cidade do Rock, e também durante o show de Katy Perry, a pedido da artista.

Nesta edição, os brinquedos foram agendados por meio de um aplicativo de celular –em momentos de pico, houve 4.586 acessos por hora – que dividiu opiniões, segundo relatos do público ouvido pelo UOL. Com o novo serviço, as filas foram longas, mas rápidas. E a nova tecnologia pode ser ampliada nas próximas edições do Rock in Rio.

Documentos e até tambor perdido

O posto de achados e perdidos da Cidade do Rock recebeu em sete dias 1.200 documentos, dos quais foram devolvidos 348.

Entre os objetos esquecidos pelo público, estão mochilas, roupas, óculos, pulseiras, perfumes e até um pequeno tambor.

A relação de documentos encontrados está disponível neste site. Os itens poderão ser recuperados a partir desta terça-feira (29), por 60 dias. A empresa Tá Devolvido vai ficar responsável por entregar os objetos via Sedex ou motoboy (para moradores do Rio). Depois desse prazo, o material será encaminhado aos Correios.

Plantio de árvores

Para reduzir o impacto ambiental, a organização do Rock in Rio prevê o plantio de pelo menos 110 mil mudas de árvores às margens do Rio Guandu, que abastece a população da Região Metropolitana do Rio.

As plantas foram adquiridas após o leilão de guitarras doadas e autografadas por 30 artistas que tocaram no festival, como Rod Stewart, Queen, Metallica, A-Ha, Katy Perry e System of a Down. Elton John também deve assinar um teclado para ajudar na causa, declarou Roberta Medina, vice-presidente do evento.