Topo

Brasileiro Ricardo Cruz homenageia super-heróis japoneses em clipe; assista

Alexandre Nagado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/09/2015 07h00

É um rock em japonês cantado por um brasileiro e que presta homenagem aos super-heróis da TV que salvam a Terra --ou Tóquio-- dos mais terríveis malfeitores e monstros. Esse é o espírito de "On The Rocks", clipe do cantor paulista Ricardo Cruz, 33, que há uma década é integrante honorário da banda japonesa JAM Project.

Para estrelar o clipe, Cruz convidou para vir ao Brasil o ator Hiroshi Watari, velho conhecido do público que assistia aos seriados japoneses e considerado um ator icônico do gênero em seu país. Watari foi o herói Boomerman, um coadjuvante de peso em "Jaspion" (1985), e também foi o intérprete principal de "Sharivan" (1983) e "Spielvan" (1986), séries que foram exibidas com sucesso no Brasil.

Já cinquentão e ainda atuando em filmes de ação em seu país, Watari fez no clipe de Cruz uma rápida aparição na forma humana do herói Cruzer --criado especialmente para o vídeo-- e ainda coordenou o trabalho dos dublês brasileiros, já que ele próprio começou carreira como dublê. Dentro do traje, estava o brasileiro Gutemberg Lins, que também bolou as coreografias.

O clipe --que tem, entre outros, apoio da produtora O2 Filmes, de Fernando Meirelles-- estreou em versão ainda crua no evento Anime Friends, realizado em julho passado em São Paulo, e teve uma pré-estreia no Festival Tokusatsu, organizado em alguns cinemas paulistanos pela distribuidora Playarte. Agora foi disponibilizado no canal oficial do cantor no Youtube (youtu.be/NMMBGj0ejTU).

Dirigido por Ariel Wollinger e Fabiano Broki, "On The Rocks" mostra Hiroshi Watari enfrentando os vilões interpretados pelo Youtuber Cauê Moura e pelo veterano cosplayer Alessandro "Von Victor", com direito a monstro que fica gigante e um bando de soldados que levam uma surra do herói.

JAM Project

Fascinado por heróis de tokusatsu, que são os filmes e seriados de efeitos especiais, Ricardo realizou um sonho de infância ao chegar ao JAM Project. Liderada e criada por Hironobu Kageyama, intérprete de temas originais de "Dragon Ball Z", "Cavaleiros do Zodíaco" e "Changeman", o JAM é a principal banda especializada em temas de animês, games e seriados no Japão. Além de Kageyama, ainda inclui na formação atual Masaaki Endo, Hiroshi Kitadani, Masami Okui e Yoshiki Fukuyama, todos com músicas de séries famosas no currículo.

Quando a gravadora deles, a Lantis, criou um concurso pra escolher um integrante estrangeiro para o grupo, Ricardo Cruz levou a melhor. Desde então, tem viajado de tempos em tempos ao Japão, participando de shows, gravações e até compondo com a famosa banda, que está completando 15 anos de estrada. Todos os integrantes do JAM Project já eram cantores solo e ainda mantêm suas carreiras paralelamente.

Ricardo também tem gravações individuais: cantou temas em português para os animês "Hunter vs Hunter", "Saint Seiya: Saga de Hades - Fase Inferno" e "Saint Seiya Ômega". E tem sido atração em eventos especializados em animê, com apresentações onde mostra tanto sua potência vocal quanto seus conhecimentos de japonês, adquirido através da leitura de mangás e estudos.

Seu primeiro CD solo --um EP com três canções e suas respectivas versões instrumentais-- foi marcado pela nostalgia. A canção que dá nome ao trabalho, "On The Rocks", é uma alusão ao cenário de pedreira que aparece em 90% das cenas de luta dos seriados estilo Jaspion e Changeman nos anos 1980. Com pique de tema de abertura de seriado, "On The Rocks" foi escrita por Ricardo Cruz e teve arranjo e produção do guitarrista Carlos Tsukada. 

O CD foi lançado no ano passado em formato digital e físico e, aos poucos, começou a repercutir tanto aqui quanto no Japão. Com isso, a gravadora apoiou a produção do clipe, totalmente realizado no Brasil, com locação em uma pedreira localizada em Barueri, no interior de São Paulo --muito parecida com a usada nos seriados tokusatsu.

Em suas idas ao Japão, Ricardo Cruz fez contatos com vários atores de seriados e voltou com a ideia de produzir um filme, projeto que ele tentará viabilizar por financiamento coletivo.