Topo

Steve Mackay, saxofonista de Iggy Pop and The Stooges, morre aos 66 anos

O saxofonista Steve Mackay (segundo da esquerda p/ direita) no evento do Rock and Roll Hall of Fame em 2010 - EFE
O saxofonista Steve Mackay (segundo da esquerda p/ direita) no evento do Rock and Roll Hall of Fame em 2010 Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

11/10/2015 14h42

O saxofonista Steve Mackay, mais conhecido por seu trabalho com Iggy Pop and The Stooges, morreu neste domingo aos 66 anos. O músico estava internado em estado crítico com sepse, infecção geral do organismo.

Iggy Pop, que se apresenta na semana que vem no Brasil, lamentou a notícia em sua página no Facebook: “Steve era um cara americano clássico dos anos 1960, cheio de generosidade e amor para qualquer um que encontrava. Toda vez que ele colocava seu sax aos lábios e buzinava, ele iluminava meu caminho e brilhava o mundo inteiro. Ele foi um crédito para seu grupo e sua geração. Conhecê-lo era amá-lo”.

Mackay nasceu em Grand Rapids, no estado americano de Michigan, e dizia ter sido inspirado por Charlie Parker, John ColtraneStan Getz. Na década de 1960, ele frequentou a escola de arte de Michigan, e durante esse tempo, tocou em uma banda chamada Carnal Kitchen.

Foi nessa época que o músico conheceu Iggy Pop e recebeu o convite para gravar duas músicas no segundo álbum do Stooges, “Funhouse” (1970). Iggy apenas pediu para que Steve tocasse como se o saxofonista do James Brown, Maceo Parker, estivesse em uma viagem de ácido. A química foi tão certeira que logo o músico começou a excursionar com a banda.

Steve participou das gravações dos últimos álbuns do Stooges, “The Weirdness” (2007) e “Ready to Die” (2013), além de acompanhar a banda na estrada, incluindo a última passagem pelo Brasil, em 2009, no extinto Festival Planeta Terra.

O músico também gravou álbuns solo e colaborou para Violent Femmes e Sonny Vincent.