Topo

Los Hermanos comprova adoração com show para 30 mil em São Paulo

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

25/10/2015 08h17

Em uma noite em que os britânicos do Muse faziam um show perto dali, no Allianz Parque, os cariocas da banda Los Hermanos conseguiram arrastar 30 mil devotos ao Anhembi, na noite deste sábado (24) e fazer o maior show da carreira. 

Três anos depois da última reunião da banda, Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Bruno Medina, Rodrigo Barba tocaram 30 músicas acompanhadas do começo ao fim pelo público fiel, mesmo interagindo pouco com ele. 
 
A banda pisou no palco às 23h04, com o hit "O Vencedor". Nesse momento, no entanto, centenas de pessoas ainda estavam do lado de fora do Anhembi, tentando vencer a única entrada disponível. Não houve tumulto apesar de muitas reclamações. 
 
Novos adoradores
A banda está no que chama de "recesso" desde 2007, mas continua colecionando novos fãs. Parecendo já saber a resposta, Camelo perguntou quem estava ali pela primeira vez e boa parte da plateia levantou a mão. Mas até quem estava mais afastado do palco parecia ter uma intimidade de longa data com as canções que se seguiram, inclusive as do primeiro álbum "Los Hermanos", de 1999, como "Azedume"
 
Os barbudos, que ainda tem o estilo refletido em boa parte da plateia, oferecem vários momentos no show: mais hardcore, com músicas do começo da carreira, as fofas, como "Paquetá" e "Morena", e dançantes como "Deixa o Verão" e "Todo o Carnaval Tem Seu Fim". Mas é nas músicas mais sofridas que a entrega dos adoradores é completa, como "Pois É", "O Velho e o Moço" e "Sentimental". Nessa última, o telão atrás dos músicos projeta imagens de muitas velas, para aumentar o clima. 
 
Pouca interação
Apesar da qualidade do show, que inclui repertório, áudio e visual, ainda faz falta a já conhecida falta de interação dos hermanos com o público. Entre eles, a conversa também é só o necessário. Além de Camelo dizer que era o maior público da carreira da banda, Amarante disse que até ficava sem graça com tanta gente. O auge da interação foi a descida ao fosso de Amarante para cumprimentar alguns fás.
 
A jornalista Mariana Belley, que já foi a vários shows do grupo, disse que a interação da banda com a plateia foi menor que em 2012, ano da última reunião da banda. "Fiquei com a impressão que eles não estavam inteiros dessa vez. Faltou emoção". A estudante de direito Mariana Knothe discordou e disse que esse foi o show do grupo mais emocionante que ela já viu. A turnê deste ano já passou por Belém, Recife, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte e ainda passará pelo Rio de Janeiro. 
 
No Bis, veio "Anna Julia", a moça que já foi renegada, mas que hoje é assumida tranquilamente como parte importante da trajetória da banda. A agitada "Pierrot", que também faz parte do primeiro álbum, encerra o show do grupo, que além de reunir os devotos antigos conquista novos mesmo sem precisar dizer quase nada a eles. 
 
Veja as músicas tocadas pelos Los Hermanos em São Paulo:
 
 
Bis