Topo

Rapper mistura boné com lenço e se lança como Mussoumano no Youtube

Cena do game do Mussoumano - Divulgação - Divulgação
Cena do game do Mussoumano
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

28/10/2015 06h00

O visual do rapper catarinense Hudson Martins, 25, poderia ser descrito como um “mano da periferia”. O boné descolado cobrindo um lenço branco na cabeça e a barba grande por fazer, no entanto, dão ao artista um jeitão caricato de árabe do Oriente Médio. Tanto é que, há cinco anos, ele assumiu o apelido dado pelos amigos: Mussoumano, uma mistura de muçulmano com mano. “Por eu ter essa barba grande, meus amigos sempre me chamaram de muçulmano. Adotei como nome artístico”, contou ao UOL.

Cenas dos videoclipes do rapper catarinense Mussoumano - Divulgação - Divulgação
O rapper Mussoumano
Imagem: Divulgação

Nascido e criado em Florianópolis, Mussoumano, assim como um beduíno, venceu a aridez da internet e está se transformando em um dos novos fenômenos de audiência do YouTube brasileiro. Seu canal tem hoje 1,8 milhões de inscritos e seus vídeos somados já foram vistos mais de 200 milhões de vezes. O sucesso é tanto que ele tem recebido convites para fazer shows em todo o país e pretende fazer um disco em breve. Até joguinho para celular ele já lançou.

“Sou um dos únicos Youtubers do Brasil a também fazer show com banda ao vivo”, conta. O artista começou a se interessar pelo rap aos 14 anos. “No começo, o Mussoumano era só um personagem caricato de muçulmano. Conforme o tempo foi passando, ele foi ficando cada vez mais parecido comigo, até que eu assumi de vez o nome”, lembra. “Evito tratar de assuntos religiosos para não causar confusão. Hoje o nome não remete mais a isso. É como o Chorão [do Charlie Brown Jr.]. Ninguém falava Chorão e pensava em alguém chorando”, compara.

Além das faixas autorais, em seu canal, o artista pede ajuda aos fãs para fazer rap das mais variadas formas. Em uma delas, pede para os fãs tuitarem palavras aleatórias que depois serão incluídas na música. Em outra, ele sacaneia os vídeos de seus seguidores no Snapchat. Nem as celebridades ou os desenhos animados (Pepa Pig e Finn, por exemplo) são poupados. Nesses vídeos, ele interage com os famosos (ou desenhos) fazendo uma batalha de rimas. Entre os convidados estão Mr. Catra, Bento Ribeiro, entre outros.

“Essas batalhas de rimas fazem parte de dois formatos que eu criei. Em uma espécie de videoconferência o convidado diz a rima e eu do lado de cá respondo. No caso dos desenhos animados é a mesma coisa”, explica. A tática parece ter resultado. Apenas o vídeo da Pepa Pig já visto mais de 20 milhões de vezes.

Salvando as Latifas

O universo das arábias serviu de inspiração para o rapper criar também personagens secundários que permeiam seu trabalho. Em suas letras, por exemplo, as mulheres são chamadas de Latifas e em diversas faixas há elementos de músicas árabes.

O visual característico também deu ao artista a ideia de criar um game para celular e PCs tendo o Mussoumano como personagem principal. Batizado de “Salvando as Latifas”, o game é grátis e já foi baixado mais de dois milhões de vezes. “Sempre tive vontade de criar um jogo. A ideia é continuar fazendo outras versões, sempre tendo o Mussoumano como foco”, disse.

Neste jogo, Mussoumano corre pelo deserto salvando as Latifas que estão presas em jaulas. Há vários obstáculos no caminho que podem ser vencidos com camelos, tapetes voadores, esfirras mágicas, entre outras. “Quanto mais o jogador avança, mais opções de customização se tem, inclusive equipar o camelo com armadura”, explica.