Topo

Chimbinha apresenta Thábata em Belém e diz que terá música nova em novembro

Elias Santos

Colaboração para o UOL, em Belém (PA)

31/10/2015 11h44

Chimbinha apresentou oficialmente, neste sábado (31), Thábata Mendes como sua nova parceira musical. O guitarrista recebeu jornalistas na casa onde reside em Belém, no Pará, para mostrar a nova vocalista da Banda Calypso, após a separação da cantora Joelma, no dia 19 de agosto.

De acordo com Chimbinha, até o final de novembro será apresentada uma canção com a voz de Thábata. O músico adiantou que a agenda da Calypso para 2016 já está movimentada e há shows previstos para serem realizados durante o Carnaval e até nas festas de São João. Os fãs, no entanto, devem se preparar para surpresas: segundo Chimbinha, a nova fase da banda será bem diferente daquela que consagrou o ritmo paraense. 

"Com a Thábata queremos também reinventar a Calypso. Tornar algo mais jovem. Ela é uma artista pronta, não precisa trabalhar muita coisa, não vou ter que ensinar nada. Todas as mudanças e como será esse novo projeto só será definido em estúdio", disse o músico, que evitou falar da conturbada separação entre ele e Joelma, que deixará a banda no final do ano.

O convite para integrar a nova fase da Calypso foi feito por Chimbinha por meio do compositor Beto Caju, que fez o contato inicial com a cantora. "Há cerca de um mês, Beto conversou comigo e explicou da possibilidade. Não pestanejei, disse que se ele [Chimbinha] acha que sou capaz de encarar essa empreitada, quem sou para negar?", disse Thábata, visivelmente emocionada. 

Chimbinha disse que os dois já se conheciam e sempre se encontravam para conversar. "Quando decidi que era hora de recomeçar, a primeira pessoa em que pensei foi na minha amiga", argumentou. Carismática e bem-humorada, Thábata diz estar preparada para os desafios. "Se o cavalo manco estiver pronto para mim, então eu estou pronta para ele", brincou. 

A cantora afirma que vai preservar a essência da banda, influenciada pelas melodias de músicas internacionais, mas vai mudar alguns hábitos para garantir harmonia com o ritmo da Calypso. "Tenho como impostar minha voz da mesma forma que as músicas pedem. Mas, como tenho outras referências, vou precisar mudar algumas coisas. Em um momento ou outro eu vou poder inovar, improvisar, minha essência estará lá".

A banda com a formação original que gravou todos os discos da banda Calypso retorna ao estúdio na semana que vem. "É preciso entender que a Calypso tem duas formações. A banda que vai para o palco e a que grava em estúdio. È a segunda que estará comigo nessa etapa", afirmou.

Durante a apresentação, a dupla deu uma palhinha com músicas da Calypso e já foi possível perceber a potência vocal da cantora e a grande diferença de estilo entre ela e Joelma. "Não tenho receio de comparações, isso é inevitável. Eu só tenho a preocupação de mostrar o meu trabalho e eu sei que tem uma equipe profissional de muita qualidade para ajudar a evitar isso. Eu sou uma artista diferente, não significa ser pior ou melhor do que ela, mas meu registro vocal é diferente, a forma de impostar é bem diferente, a desenvoltura também, então isso vai facilitar", disse.

Futuro

Thábata, de 30 anos, é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Em sua página oficial do Facebook, a cantora se apresenta como sertaneja, mas também já publicou vídeos interpretando clássicos do axé.

Segundo disse ao UOL Mauro Neto, assessor de Chimbinha, a agenda de shows com Thábata só "começa em janeiro em respeito aos contratos já assumidos da banda Calypso com Joelma como vocalista". O guitarrista diz que o "novo projeto musical irá revolucionar a banda".

O anúncio oficial só será feito na próxima semana. A identidade da nova vocalista da Calypso vazou em meio a mais uma crise pessoal entre Joelma e Chimbinha. Natália, a filha mais velha de Joelma, disse ter sido assediada pelo padrasto quando tinha 12 anos. O guitarrista nega.

Joelma deixa a Calypso para seguir carreira solo após terminar de cumprir a agenda de shows, em dezembro. Advogados do ex-casal ainda conversam sobre a divisão da banda, mas Chimbinha já anunciou que seguirá como guitarrista da banda com uma nova parceira. Joelma vai se dedicar a carreira gospel.

Há uma semana Joelma lançou "Amor de Fã", sua primeira música como Joelma Calypso, nome que usará na carreira solo. A canção é um dueto com Priscila Senna, cantora e também fã declarada da Banda Calypso.