Topo

Foo Fighters lança disco nostálgico para homenagear vítimas de atentados

Dave Grohl durante as gravações do EP "Saint Cecilia", em hotel em "Austin" - Divulgação
Dave Grohl durante as gravações do EP "Saint Cecilia", em hotel em "Austin" Imagem: Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

23/11/2015 16h34

Lançado de surpresa nesta segunda-feira (23), o EP "Saint Cecilia" é uma homenagem do Foo Fighters às vítimas dos atentados terroristas em Paris, que chocaram a França e o mundo no último dia 13 de novembro. O álbum está disponível no UOL Música Deezer.

Com cinco faixas inéditas, o álbum foi disponibilizado de graça para download. A ideia original da banda, abortada na última semana, era um disco em tributo aos fãs, o que vinha sendo sinalizado por uma misteriosa contagem regressiva em seu site oficial.

Além de causar consternação entre os integrantes e servir de mote para o novo trabalho, os atentados também fizeram Dave Grohl cancelar a atual turnê europeia do grupo.

Em carta aberta divulgada na semana passada, o vocalista afirmou que "talvez essas canções possam trazer um pouco de luz em um mundo às vezes sombrio", e que "a esperança e a cura caminham lado a lado com a música."

Gravadas no hotel Saint Cecilia, na cidade norte-americana de Austin, durante o festival Austin City Limits, as novas faixas têm estilo variado, mas em geral soam nostálgicas, com o sabor clássico do Foo Fighters dos anos 1990. Algumas delas, inclusive, são resgatadas de sobras de estúdio.

As músicas foram compostas previamente, por isso nenhuma delas fala diretamente sobre terrorismo ou conflitos armados.

Leia a seguir um faixa a faixa de "Saint Cecilia".

1. "Saint Cecilia" 
Acelerada e com melodia pop, a faixa é daquelas feitas para tocar nas rádios. No refrão, uma mensagem otimista evoca a padroeira cristã dos músicos e da música sacra, que também dá nome ao hotel onde a banda gravou o álbum. "Santa Cecília, me leve para casa, a sua casa de ossos quebrados."

2. "Sean"  
Fã de sons pesados, Dave Ghrol mostra aqui toda sua influência de hardcore, sobretudo de grupos como Bad Brains e Dead Kennedys. A letra é, possivelmente, uma homenagem a Sean Cox, folclórico roadie da banda.

3. "Savior Breath"   
Outra pancada. A melhor do EP carrega na pegada stoner rock com forte influência de Motörhead. Boa para agradar quem curtiu a porrada "White Limo", lançada em 2011 no álbum "Wasting Light", com participação especial de Lemmy Kilmister no videoclipe.

4. "Iron Rooster"
Mais lenta e climática, a faixa é guiada por violão e, posteriormente, guitarras. O refrão bebe no southern rock, com direito a solo à la Allman Brothers. Fala sobre uma espécie de resgate do passado. "Você já esteve jovem o suficiente para sentir o que você queria sentir?"

5. "The Neverending Sigh"
O EP "Saint Cecilia" termina como inicia, com uma faixa no estilo "levanta estádio". Soa como várias outras músicas do Foo Fighters, mas deve funcionar bem ao vivo. Um pequeno trecho dela já havia sido divulgado na contagem regressiva do site da banda.