Topo

Pearl Jam encerra turnê com dueto entre Eddie Vedder e fã no Maracanã

Henrique Porto

Colaboração para o UOL, no Rio

23/11/2015 15h07

A turnê do Pearl Jam pelo Brasil chegou ao fim neste domingo (22) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com um breve dueto de Eddie Vedder com um fã. "Há um sujeito aqui na frente com um cartaz que diz: 'Hoje é meu aniversário. Por favor, deixe-me cantar uma música com você.' Mas eu já te vi três noites atrás segurando esse mesmo cartaz. E antes disso também. Afinal, quantos anos você tem?", divertiu-se o cantor. "Bem, podemos tomar uma cerveja e, enquanto isso, conversar sobre o assunto."

Algumas canções depois, Vedder chamou o fã ao palco e o apresentou como "o homem do aniversário". Ele dividiu uma taça de vinho com o vocalista e cantou os primeiros versos de "Porch", do disco de estreia da banda, "Ten".

Os shows do Pearl Jam são sempre uma novidade, uma transformação entre as apresentações. O que não muda é a vocação do grupo para reger grandes audiências com simplicidade e energia. Aqui, não precisa de pirotecnias: o repertório e a presença de Eddie Vedder, uma mistura de Bono e Bruce Springsteen frente a grandes multidões, bastam.

O atraso de quase 1 hora chegou a fazer boa parte do estádio reclamar durante a espera, mas os primeiros acordes de "Ocean", canção que abriu o show, remediou. "Present Tense, "Corduroy", "Hail Hail", "Mind Your Manners" e "Do the Evolution" levantaram poeira de vez.

"Bem-vindos ao nosso último show no Brasil. É uma honra conhecer o Maracanã. Obrigado por dividirem esta noite com a gente. Já estamos imaginando quando poderemos voltar", disse Vedder, antes de atacar com "Save You" e "Even Flow", esta uma das mais celebradas do setlist.

Após "Rearviewmirror", ele fez uma pausa para o primeiro intervalo. O recomeço trouxe músicos mais comedidos em um momento "banquinho e violão", com as acústicas "Yellow Moon", "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town", "Just Breathe" e "Imagine", de John Lennon, esta dedicada ao fã francês Pierre-Antoine Henry, conhecido dos integrantes e morto no show do Eagles of Death Metal, durante os ataques terroristas do último dia 13, em Paris. O EoDM seria ainda lembrado com uma versão para "I Want You So Hard (Boy's Bad News)".

Mais sucessos ("Jeremy", "Last Kiss", "Black", "Better Man", "Alive") e outros covers ("Comfortably Numb", do Pink Floyd, e "Rockin' in the Free World", de Neil Young) formaram a terceira e última parte da apresentação, que também reservou o momento mais engraçado da noite. Durante "Yellow Ledbetter", Eddie Vedder foi "presenteado" com uma sunga de praia. "É para mim?", quis saber o cantor, para logo em seguida vestir a peça sobre a bermuda, lembrando o uniforme do Super-Homem, e prosseguir daquela maneira até o acorde final.

É um referência apropriada ao que a banda inspira e representa hoje no mundo do entretenimento: espécie de super-herói que salva o rock and roll e o showbiz da previsibilidade.

Veja as músicas que o Pearl Jam tocou no Rio de Janeiro:

1. "Oceans"
2. "Present Tense"
3. "Corduroy"
4. "Hail Hail"
5. "Mind Your Manners"
6. "Do the Evolution"
7. "Amongst the Waves"
8. "Save You"
9. "Even Flow"
10. "Who You Are"
11. "Setting Forth" (canção de Eddie Vedder)
12. " Unthought Known"/"Not For You"
13. "Sirens"
14. "Given to Fly"
15. "I Want You So Hard (Boy's Bad News)" (cover do Eagles of Death Metal)
16. "Comatose"
17. "Lukin"
18. "Rearviewmirror"

bis
19."Yellow Moon"
20. "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town"
21. "Just Breathe"
22. "Imagine" (cover de John Lennon)
23. "Jeremy"
24. "Why Go"
25. "The Fixer"
26. "Porch"

bis
27. "Last Kiss" (cover de Wayne Cochran)
28. "Comfortably Numb" (cover do Pink Floyd)
29. "Spin the Black Circle"
30. "Black"
31. "Better Man"
32. "Alive"
33. "Rockin' in the Free World" (cover de Neil Young)
34. "Yellow Ledbetter"