Topo

Prepare a galocha: na véspera do Brahma Valley, lama toma conta do Jockey

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

27/11/2015 06h00

Neste sábado (28) e domingo, o Jockey Club de São Paulo vai abrigar a primeira edição do festival Brahma Valley. Embora não seja proposital, o público sertanejo se sentirá na roça, já que o local se transformou em um verdadeiro lamaçal após as chuvas dos últimos dias aliado ao intenso tráfego de caminhões e tratores pesados que circularam por lá para a montagem dos palcos.

A reportagem do UOL visitou o local nesta quinta-feira e observou que há muita lama (assista ao vídeo acima), principalmente embaixo dos palcos e em alguns trechos do gramado. Marcelo Flores, diretor da Playcorp, uma das organizadoras do evento, minimizou o problema e disse que vai cobrir com brita os pontos mais afetados.

Ao todo, são esperadas 50 mil pessoas nos dois dias para assistirem 45 atrações nacionais e internacionais, entre elas os principais nomes do sertanejo da atualidade como Michel Teló, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, Victor & Leo, Henrique & Juliano e Henrique & Diego.

Inspiração nos grandes festivais

Com lama ou sem lama, o conceito do Valley foi inspirado nos festivais Lollapalooza, Tomorrowland e Rock In Rio, que também aconteceram neste ano no Brasil. De fato, quem for ao evento, exceto pela temática rural e pelas músicas sertanejas, poderia muito bem confundir a infraestrutura com a dos grandes festivais que já ocorreram no país.

Para João Marcelo Bôscoli, curador musical do evento, existem muitos festivais sertanejos espalhados pelo Brasil (Caldas Country e Barretos, por exemplo), mas nenhum na capital paulista. “Mesmo com crise, notamos que ainda existe espaço para um festival de sertanejo pop”, disse.

A grande sacada, segundo Bôscoli, foi criar um festival que reunisse a música pop que atualmente fala diretamente com os jovens brasileiros (sertanejo universitário) em um ambiente urbano com ambientação moderna. Sem que para isso os shows tivessem que acontecer durante as festas de peão ou exposições agropecuárias.

“Existe um público que gostaria de participar de um Lolla ou de um Tomorrowland mas não se identificava com a música ou a temática”, explicou. “O Valley não é Barretos porque não tem rodeio. Não é Caldas Country porque não vai tocar só sertanejo. Não é Lolla porque não é indie, nem é Tomorrowland porque não é eletrônico”, resumiu. “Mas vai ter food truck, parque de diversões e diversos palcos temáticos”, concluiu.

Misturas

Bôscoli contou que sua missão no evento foi a de criar pontes entre os estilos musicais. Por isso, diversas atrações contarão com convidados especiais inusitados. Por exemplo, a dupla Cesar Menotti & Fabiano vai cantar junto com Sophia Abraão. Gustavo Lima vai dividir o palco com Mr. Catra e Henrique & Juliano com Renato Teixeira. A programação também terá encontros de João Neto & Frederico com Anitta, DJ Tartaruga com Gabriel Pensador e Jorge Ben Jor com Michel Teló.

“Cada convidado tem uma ligação com a atração principal. Nossa ideia é mostrar que não existe preconceito. Ninguém tem em seu iPod só um estilo musical. Todo mundo escuta de tudo”, explicou.

Embora o Valley conte com atrações internacionais, ao contrário dos outros festivais, os artistas gringos não são os principais convidados. Mesmo assim, o evento vai contar com artistas como Colbie Caillat, Philip Philips, Ben Miller Band e Chris Weaver Band.

Três palcos

Além da lama, a reportagem do UOL também pode observar que quase toda a estrutura já está montada. Ao todo, três palcos vão intercalar as atrações (veja a programação completa abaixo) com cenografia de Gringo Cardia (que já trabalhou com Skank, Daniela Mercury e Cirque du Soleil).

“O público vai se sentir num rodeio porque o ambiente será lúdico, com ícones tradicionais e contemporâneos”, pontuou Bôscoli. O palco Reflexos conta com espelhos com o objetivo de refletir o estilo sertanejo como algo contemporâneo e mostrar as raízes sertanejas. O palco Pop tem duas violas de 35 metros de cada lado e o Sound foi feito com garrafas pets para mostrar que a música tem a capacidade de se reinventar e se reciclar.

Clima de festival

Pelo gramado do Jockey foram montados também diversas atrações para ajudar a criar o clima de festival, como uma roda gigante de 20 metros, um tobogã em formato de cavalo com 12 metros de altura e um touro cenográfico, também de 20 metros de altura. O lugar conta ainda com áreas de sombra, diversas redes para descanso e pontos de carga de celular.

Quanto à alimentação, o local terá estacionamento de foods trucks e a “Tenda dos Chefs”, servida por nomes renomados como Henrique Fogaça, Patrícia Polato, Jefferson Rueda, Mauro Tavares, entre outros.

Veja o horário de cada atração abaixo:

SÁBADO

Palco Reflexos
14h45 Bruninho & Davi + Matogrosso e Mathias
16h45 Ben Miller Band
19h20 Jads & Jadson
21h45 Phillip Phillips

Palco Pop
13h30 Marcos & Belutti + Luciana Mello + Jair Oliveira
15h25 Thaeme & Thiago + Negra Li
18h Cesar Menotti & Fabiano + Sophia Abraão

Palco Sound
13h30 Carlos & Jader
16h45 MC Guimê
18h João e Frederico + Anitta
19h20 Make U Sweat
20h35 Henrique e Diego + MC Guimê
21h Bob Sinclair

DOMINGO

Palco Reflexos
13h30 João Bosco & Vinícius + Fiduma e Jeca
15h30 Chitãozinho & Xororó + Bruna Viola
18h Fernando & Sorocaba + Chris Weavers
21h Cobbie Caillat

Palco Pop
14h15 Victor & Léo + Lucas Silveira
16h45 Gustavo Lima + Catra
20h30 Henrique & Juliano + Renato Teixeira

Palco Sound
13h30 Lu & Robertinho
14h15 DJ Johnie Glovez
15h05 Rominho
15h55 DJ Tartaruga + Gabriel O Pensador
16h45 Lucas Lucco
18h50 Mr. Catra
19h30 Jorge Ben Jor + Michel Teló
21h15 Michel Teló

Serviço
Brahma Valley
Quando: Dias 28 e 29 de novembro. Abertura dos portões às 12h.
Início dos shows a partir das 13h30. Término às 23h30
Onde: Jockey Club de São Paulo - Avenida Lineu de Paula Machado, 1.075
Quanto: Preços para cada dia: De R$ 100 (meia, Pista, 1º lote) a R$ 870 (inteira, Camarote Brahma all Inclusive / acesso Pista Vip / 1º lote)
Também há pacotes para os dois dias.
Mais informações e vendas: www.brahmavalley.com.br