Topo

Chitãozinho & Xororó causa frisson com sertanejo de raiz no Brahma Valley

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 20h37

Há quem diga que não existiria a música sertaneja se não houvesse Chitãozinho & Xororó. Atração do palco Reflexos no festival Brahma Valley, que acontece neste domingo (29) no Jockey Club de São Paulo, a dupla despejou uma extensa coleção de músicas que ainda hoje estão na boca do público.

Apesar de rechear a apresentação com baladas e conclamar a todo momento os apaixonados, eles também sabem ganhar o público pela canção tradicional e pela propensão ao country americano, estilo copiado por tantas duplas nos anos 1990.

Com repertório de coletânea, sobraram sucessos como "Evidências", "Fio de Cabelo", "Galopeira" e "Pura Emoção", cantadas a plenos pulmões por muitos que não haviam nascido quando foram lançados. Chegaram com status de clássicos.

"Eles cantam os clássicos, por isso fazem sucesso até hoje. Clássicos criados por eles. Essa é a diferença", disse o engenheiro Dennis Gonçalves, 32. "Eles também têm uma potência na voz que esse pessoal mais novo não tem. Não conseguem igualar."

A parte revivalista da apresentação ganhou força com a participação da cantora Bruna Viola, nome da nova geração, que cantou "Saudade da Minha Terra".