Topo

"Thriller", de Michael Jackson, recebe 30º disco de platina e bate recorde

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 18h03

Conhecido como o disco mais vendido de todos os tempos, "Thriller", de Michael Jackson, se tornou o primeiro álbum a receber 30 certificados de multiplatina nos Estados Unidos, com vendas superiores a 30 milhões de cópias. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pela RIAA (sigla em inglês para Associação da Indústria Fonográfica dos EUA).

"Que conquista excepcional e prova do lugar duradouro de 'Thriller' em nossos corações e na história da música", afirmou Cary Sherman, presidente da associação.

Com o novo feito, "Thriller" deixa para trás a coletânea "Their Greatest Hits (1971-1975)", da banda norte-americana Eagles, que recebeu 29 discos de platina. Cada disco desse tipo equivale a 1 milhão de cópias vendidas.

Segundo estimativas, o álbum de Michael Jackson, lançado em 30 de novembro de 1982, já vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo. O sucesso foi tanto após o lançamento que sete das nove faixas foram lançadas como single --todas entraram no Top 10 de vendas feito pela revista "Billboard".

Puxado pelos hits "Billie Jean", "Thriller" e "Beat It", o disco bateu recorde no Grammy, recebendo oito prêmios, o que ajudou a transformar Michael Jackson no astro mais popular do planeta.

Produzido por Quincy Jones, "Thriller" também passou dois anos e meio na parada de discos da "Billboard", com 37 semanas em primeiro lugar. O disco conseguiu ainda o feito de permanecer as primeiras 80 semanas entre os dez primeiros, recorde ainda vigente.