Topo

Familiares, amigos e fãs se despedem de Lemmy Kilmister, líder do Motörhead

Do UOL, em São Paulo

09/01/2016 22h01

Familiares e amigos se reuniram neste sábado (9) para prestar as últimas homenagens a Lemmy Kilmister, líder do Motörhead, em cerimônia realizada no Forest Lawn Memorial Cemetery, em Hollywood, nos Estados Unidos, e transmitida pelo canal oficial da banda no YouTube.

Lemmy morreu no dia 28 de dezembro, apenas dois dias após ter sido diagnosticado com um grave câncer no cérebro e no pescoço.

Várias pessoas importantes da vida do músico aproveitaram para relembrá-lo com discursos emocionantes, a começar por Paul Inder, filho de Lemmy.  "Dizem que você não pode escolher seus pais, mas eu ganhei na loteria e tive Lemmy. Eu te amo mais do que tudo na vida, faça uma boa viagem. Nós nunca te esqueceremos", disse ele.

9.jan.2016 - Slash discursa durante funeral de Lemmy e diz que um dedo dele tinha "mais integridade do que uma sala cheia de roqueiros" - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Slash discursa durante funeral de Lemmy e diz que um dedo dele tinha "mais integridade do que uma sala cheia de roqueiros"
Imagem: Reprodução/Youtube

Mikkey Dee, colega de Lemmy no Motorhead, relembrou uma fala de Lemmy na época em que enfrentou outro problema de saúde. "Lembro de Lemmy dizer que não se arrependia de nada na sua vida. Ele me dizia a toda hora que teve a vida perfeita - fazer turnês, tocar, ver os sorrisos no rosto das pessoas", contou, antes de dar um recado para o amigo: "Tente pegar mais leve do outro lado, descanse um pouco".

Namorada de Lemmy, Sharon disse que perdeu o amor de sua vida e ressaltou o amor do músico pelos fãs: "Lemmy me amava, mas o verdadeiro amor deles era os fãs. Eu falava para ele pular uma turnê, mas ele dizia 'não posso, tenho meus fãs'. Não era pelo dinheiro, era pelos fãs".

O músico Slash ressaltou a integridade e o caráter de Lemmy. "Lemmy é alguém que me dá orgulho de ter sido amigo. Lembro que fui convidado para ir aos estúdios e estava muito intimidado, porque esse cara tinha essa imagem toda hardcore. Mas entrei lá e ele era supereducado. Ele era um exemplo. Ele tinha mais integridade no dedo do que uma sala toda cheia de roqueiros. Ele viveu a vida do jeito que quis. Lemmy, eu te amo, nós te amamos e que grande exemplo para o rock n’ roll. Deus te abençoe".

Matt Sorum, ex-Vevlvet Revolver e Guns n' Roses, relembrou o convite que recebeu de Lemmy para tocar com o Motörhead. "Meu sonho foi realizado, toquei com o Motörhead. Ele dizia para nunca desistir e nunca deixar ninguém te levar para baixo. Ele nos deu algo para acreditar, um lugar para chamar de casa. Lemmy não tinha medo de morrer e viveu como queria".

"Esse é o homem que viveu uma vida de rock n' roll nos seus próprios termos. Um Maverick do rock", definiu Rob Halford, do Judas Priest.

Scott Ian, do Anthrax, também se despediu de Lemmy: "Lemmy, foi você que nos ensinou que nós podemos ser reais. Obrigado".

Robert Trujillo, do Metallica contou aos presentes sobre seu último encontro com o músico. "Lemmy, nós te amamos, eu te amo. Quando eu o vi no aniversário dele e dei um abraço nele, foi muito triste, porque sabíamos que seria a última vez", lembrou.

Colega de banda de Robert, Lars Ulrich falou sobre a humildade de Lemmy quando as duas bandas fizeram uma turnê me conjunto, nos anos 1980. "Lemmy me recebeu de braços abertos, era uma atitude diferente. Não havia limites, quaisquer que fossem. Ele se importava comigo. Lemmy me colocou sob sua asa e me fez sentir como se fosse parte de uma coisa. Obrigado por me fazer parte de algo maior que mim mesmo".

Fãs

Por meio de um comunicado oficial, o Motörhead pediu que para que os fãs não comparecessem ao enterro, mas eles também puderam celebrar a vida do músico.
 
O Rainbow Bar & Grill também fez uma cerimônia de 12 horas em memória ao músico, aberta ao público. O bar era o favorito de Lemmy, e quando ele descobriu que tinha câncer, o dono do bar levou a máquina de video game favorita de Lemmy para que ele pudesse continuar jogando enquanto se tratava da doença.