Topo

Corpo de Bowie foi cremado em cerimônia sem família ou amigos, diz jornal

Do UOL, em São Paulo*

14/01/2016 08h52

O corpo do cantor David Bowie foi cremado em Nova York logo após sua morte no domingo (10), informou o tabloide britânico "Daily Mirror".

Antes de morrer, ele teria requisitado a chamada "cremação direta", o que, segundo a definição do Departamento de Saúde da cidade norte-americana, acontece "sem cerimônia e sem a presença de parentes". O serviço é o mais barato do catálogo e as cinzas são devolvidas aos familiares pouco tempo depois.  

De acordo com fontes citadas pelo jornal "Daily Mirror", o astro do rock teria sido cremado logo após sua morte, na madrugada do último domingo. Bowie era conhecido pela discrição em sua vida pessoal nos últimos anos e faz sentido que tenha deixado de lado a realização de uma grande cerimônia.   

No dia 31 de março, o Carnegie Hall, em Nova York, será palco de um show em homenagem ao camaleão do rock. Participarão da apresentação Visconti, Cyndi Lauper, The Roots e outros.

O artista morreu no domingo (10), aos 69 anos, "após uma luta corajosa de 18 meses contra um câncer", dizia a nota de confirmação da morte, até então mantida em sigilo do grande público.

Além da batalha secreta contra um câncer no fígado, o cantor e compositor David Bowie teria passado por uma série de ataques cardíacos nos últimos anos, relatou a imprensa britânica. O problema cardíaco teria sido, inclusive, a razão de Bowie se afastar dos palcos e de muitos eventos públicos nos últimos anos.

Em 2004, logo após sentir dores durante um show na Alemanha, a estrela passou por uma inesperada operação de coração, à qual teve que submeter-se devido a uma obstrução arterial. Desde então, Bowie não saiu mais em turnês.

Além do último disco, "Blackstar", lançado na última sexta-feira (8), data de seu aniversário, Bowie estava trabalhando no musical "Lazarus", em cartaz desde o início do ano no circuito off-Broadway em Nova York. Ao site "NME", o diretor do espetáculo, Ivo van Hove, conta que Bowie revelou que sofria com um câncer no fígado. 

*Com informações da ANSA