Topo

Dale Griffin, baterista do Mott The Hoople, morre aos 67 anos

Dale Griffin morreu neste domingo enquanto dormia - Divulgação
Dale Griffin morreu neste domingo enquanto dormia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/01/2016 22h21

O baterista e co-fundador da banda britânica Mott The Hoople, Dale Griffin, morreu neste domingo aos 67 anos. O músico sofria de Alzheimer. A informação foi divulgada pelo site da revista "Entertainment Weekly" nesta segunda-feira.

Um dos grandes sucessos da banda foi a música "All the Young Dudes", escrita e produzida por David Bowie. Seus outros hits foram "Roll Away the Stone" e "All the Way From Memphis".

De acordo com o gerente da banda, Peter Purnell, Griffin morreu dormindo. O tecladista Verden Allen comentou a morte do colega. "Dale era um cara legal, comunicativo e um baterista brilhante. É inacreditável que ele se foi. Eu acho que de alguma forma foi uma libertação. Ele sofreu por muitos anos". 

Mott foi diagnosticado com Alzheimer aos 58 anos. Em uma entrevista concedida em 2010, o baterista disse que a doença lhe causava muito medo. "Se eu saio com a minha mulher, eu fico com medo se ela anda na frente, mesmo se ela estiver alguns passos distante. Eu realmente sinto medos sombrios de repentinamente me perder de Jean. Eu penso: 'O que está acontecendo comigo?' (...) Eu assumo que isso é em decorrência do Alzheimer".

A banda se separou em meados dos anos 70. Griffin foi trabalhar como produtor de um programa musical da BBC. O Mott The Hoople se reuniu novamente em 2009 para o aniversário de 40 anos do grupo, mas Griffin já estava doente e aparecia esporadicamente no palco apenas para cumprimentar a plateia.