Topo

Ecad divulga músicas mais tocadas dos Mamonas Assassinas 20 anos após morte

Júlio (teclado), Dinho (vocal), Samuel (baixo), Bento (guitarra) e Sérgio (bateria) - Reprodução
Júlio (teclado), Dinho (vocal), Samuel (baixo), Bento (guitarra) e Sérgio (bateria) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/02/2016 13h24

"Pelados em Santos" é a música mais tocada e mais regravada dos Mamonas Assassinas 20 anos depois do acidente aéreo que matou todos os cinco integrantes da banda. A informação é do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que preparou um levantamento inédito em homenagem aos músicos, mortos no dia 2 de março de 1996.

Entre as mais tocadas em baladas, festas, rádios e shows, a música da Brasília amarela é seguida por "Robocop Gay", "Vira-vira", "Chopis Centis", "Sábado de Sol", "Bois Don't Cry", "Jumento Celestino", "Mundo Animal", "Sabão Crá-crá" e "Lá Vem o Alemão". As mesmas faixas se repetem entre as mais executadas por outros artistas, sendo "Pelados em Santos" e "Robocop Gay" as mais regravadas e executadas.

Com apenas um disco de estúdio, lançado em 1995, a banda de Dinho (vocalista), Júlio (teclados e vocal), Bento (guitarra), Sérgio (bateria) e Samuel (baixo) fez um sucesso estrondoso em pouco tempo e morreu de maneira precoce no auge de sua carreira. Mesmo com letras politicamente incorretas, os Mamonas Assassinas seguem admirados por crianças e adultos que acompanharam o auge da banda há 20 anos. 

O Ecad recolhe e distribui direitos autorais, que no caso dos Mamonas Assassinas, são repassados aos herdeiros dos músicos. A instituição tem em seu banco de dados 22 obras musicais e 25 fonogramas da banda de Guarulhos (SP) que vendeu aproximadamente 3 milhões de discos.

Os maiores sucessos dos Mamonas também serão reinterpretados neste ano em um musical que estreia no dia 11 de março no teatro Raul Cortez, em São Paulo. Após a temporada na capital paulista, "O Musical Mamonas" tem previsão de turnê pelo Brasil.