Topo

"Naná Vasconcelos nos ensinou a ouvir o Brasil", diz ministro Juca Ferreira

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 10h16

Artistas como Gilberto Gil, Ed Motta e Emicida usaram as redes sociais para se despedir do percussionista Naná Vasconcelos, que morreu na manhã desta quarta-feira (9), depois de mais de um ano lutando contra um câncer no pulmão. Internado em São Paulo para exames, Gil publicou uma foto antiga dos dois no palco e usou uma citação de Naná e a frase "Descanse em paz, querido".

Em um comunicado, o ministro da Cultura Juca Ferreira disse que Naná nos aproximou de um Brasil profundo e de raízes africanas. "Naná Vasconcelos nos ensinou a ouvir o Brasil. Nos trouxe de volta um País profundo, refugiado em nossas memórias de infância. Toda a sua obra como artista está impregnada de referências que são parte essencial do nosso modo de ser e de sentir". 

Em mais um trecho do texto, Ferreira ressaltou a importância internacional do pernambucano. "Naná foi tão fundo em sua pesquisa musical que também nos aproximou mais ainda da África, promovendo como poucos o intercâmbio musical com ela... Devemos registrar que em seu campo musical Naná é um dos maiores do mundo". 

Naná ficou encarregado de quase toda a trilha de "O Menino e o Mundo", animação brasileira de Alê Abreu indicada ao Oscar deste ano. Em declaração enviada ao UOL, Abreu falou da religiosidade do artista. "Hoje se foi um mestre, um mentor, capaz de nos deslocar deste mundo para um lugar mítico e espiritual. A música era sua religião, pois nos re-liga ao mais essencial e sagrado da arte. Siga em paz, Naná! Chuva de palmas pra você". 

 

Descanse em paz grande Naná Vasconcelos. Obrigado por compartilhar seus sons conosco! Dia triste para a música.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#ubuntu

Publicado por Emicida em Quarta, 9 de março de 2016
 

Não vou estranhar se os trovões, os ventos e as chuvas passarem a soar bem melhor, em combinações inusitadas de ritmos, depois da chegada do mestre Naná Vasconcelos ao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

céu.

Publicado por Gabriel o Pensador em Quarta, 9 de março de 2016