Topo

Fundador do ELP, Keith Emerson morre aos 71 anos; hipótese é de suicídio

O tecladista Keith Emerson, fundador do lendário Emerson, Lake & Palmer  - Paul A. Hebert/Invision/AP
O tecladista Keith Emerson, fundador do lendário Emerson, Lake & Palmer Imagem: Paul A. Hebert/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

11/03/2016 19h00

Fundador do lendário grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, o tecladista Keith Emerson morreu aos 71 anos na noite de quinta-feira (10), em Los Angeles. Segundo a imprensa americana, a polícia de Los Angeles encontrou o corpo do músico com um tiro na cabeça. A hipótese da investigação é a de suicídio. A morte foi anunciada pelo ex-ELP Greg Lake. "Pedimos que a privacidade e o luto da família sejam respeitados", disse em comunicado.

"Estou profundamente triste ao saber do falecimento de meu bom amigo e irmão. Keith era uma alma gentil, cujo amor pela música. A paixão por sua performance como tecladista permanecerá inigualável por muitos anos. Ele foi um pioneiro e um inovador cujo gênio musical tocou a todos nós no mundo do rock, da música clássica e do jazz", escreveu o baterista do Emerson, Lake & Palmer, Carl Palmer.

"Sempre vou lembrar seu sorriso caloroso, do senso de humor, de seus carisma irresistível, e de sua dedicação à arte musical. Eu sou muito sortudo por tê-lo conhecido e de ter feito a música que fizemos juntos", continuou.

Natural da pequena cidade inglesa de Todmorden, Emerson começou a carreira em meados dos anos 1960. Foi influenciado pelo jazz americano e pela música clássica europeia, aprendida na infância, e ganhou notoriedade liderando o grupo The Nice, após passar por vários conjuntos locais.

Quando formou o Emerson, Lake & Palmer, com os músicos Greg Lake (ex-King Crimson) e Carl Palmer (ex-Atomic Rooster), um dos primeiros "supergrupos" do rock, ajudou a popularizar o órgão Hammond o sintetizador Moog, que passaram a ser incorporados por várias bandas dos anos 1970.

Formado em 1970, em Londres, o ELP foi um dos nomes mais emblemáticos do rock progressivo, liderando a invasão do gênero na Inglaterra junto de grupos como Yes, Genesis, Jethro Tull e Gentle Giant.

A banda também entrou para história pelo pioneirismo ao incorporar o sintetizador, na época um aparelho gigantesco e pouco utilizado, em shows de rock e por apostar no formato erudito de composição. Em 1971, chegou a lançar um álbum ao vivo, "Pictures at an Exhibition", com releituras de peças do compositor russo Modest Mussorgsky.

Entre os grandes êxitos da banda estão as clássicas "Lucky Man", "Take a Pebble" e "From the Beginning", além de álbuns como "Tarkus", "Trilogy" e "Brain Salad Surgery". O Emerson, Lake & Palmer não se apresentava desde 2010.

Keith Emerson (primeiro da esq. para dir.) posa ao lado de Greg Lake e Carl Palmer - Divulgação - Divulgação
Keith Emerson (primeiro da esq. para dir.) posa ao lado de Greg Lake e Carl Palmer
Imagem: Divulgação