Topo

Câmara de SP pede CPI para investigar irregularidades no Teatro Municipal

O Teatro Municipal de São Paulo, que está sob investigação - Reprodução/UOL
O Teatro Municipal de São Paulo, que está sob investigação Imagem: Reprodução/UOL

Jotabê Medeiros

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/04/2016 16h04

Foi protocolado no último dia 30 pedido para a criação de uma CPI que irá investigar na Câmara Municipal de São Paulo todos os contratos firmados no Teatro Municipal no período entre 2013 e 2015, quando foi diretor geral da instituição José Luiz Herência. O autor da proposição é o vereador Quito Formiga (PSDB). A CPI, se instalada, terá 120 dias para apresentar resultados.

Na sexta-feira (1º), o Ministério Público estadual abriu inquérito para investigar pelas acusações de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa, além de Herência, o maestro John Neschling, a instituição gestora do teatro, o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC), e seu atual diretor, William Nacked.

As investigações começaram no ano passado na própria prefeitura, por meio da Controladoria-Geral do Município. O ex-diretor geral do Teatro Municipal, José Luiz Herência, foi afastado. Em seguida, teve os bens bloqueados e fechou acordo de delação com o Ministério Público admitindo prejuízo de R$ 18 milhões aos cofres públicos. Herência apontou Neschling como corresponsável, e envolveu também o secretário de Comunicação da Prefeitura, Nunzio Briguglio. O ex-diretor teria se comprometido a devolver R$ 6 milhões desviados.