Topo

Lenda da música country, Merle Haggard morre aos 79 anos nos EUA

O cantor Merle Haggard, que morreu no dia de seu aniversário de 79 anos - Getty Images
O cantor Merle Haggard, que morreu no dia de seu aniversário de 79 anos Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/04/2016 16h39

O cantor Merle Haggard, lenda da música country americana, morreu nesta quarta (6), em Palo Cedro, na California, aos 79 anos, após travar uma longa batalha contra a pneumonia.

Haggard, que morreu em casa no dia do seu aniversário, havia cancelado vários shows este ano para se tratar de um severo quadro de pneumonia bilateral, doença respiratória que atinge ambos os pulmões.

Conhecido por músicas como a anti-hippie "Okie From Muskogee", "Mama Tried" e "Workin' Man Blues", o cantor foi um dos pioneiros do Bakersfield sound, estilo do country surgido na Califórnia nos anos 1950 que propunha um retorno às origens do gênero.

Nos anos 1970, o cantor também se envolveu no movimento outlaw country (o chamado "country fora da lei"), de cantores como Waylon Jennings e Willie Nelson, que também teve Johnny Cash como representante.

Em 1994, Haggard foi induzido ao Hall da Fama da Música Country e, três anos depois, se tornou membro do Hall da Fama de Oklahoma.

Influente, recebeu ainda um grande tributo na Casa Branca, em 2010, que reuniu nomes como Kris Kristofferson, Willie Nelson, Sheryl Crow, Kid Rock e Miranda Lambert. Na ocasião, ele foi laureado pelo John F. Kennedy Center for the Performing Arts por sua contribuição à música.

Dono de estilo clássico, capaz de misturar elementos de jazz, blues e folk, sempre acompanhado de sua guitarra Fender Telecaster, Merle Haggard é um dos artistas que mais chegaram ao número 1 da parada country americana de singles: 38 vezes.

Durante seus 53 anos de carreira, lançou 47 discos de estúdio. Dezesseis deles chegaram ao topo da parada, incluindo "Pancho & Lefty" (1983), gravado com Willie Nelson.

O cantor Willlie Nelson posta foto ao lado de Merle Haggard - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O cantor Willlie Nelson (à direita) posta foto ao lado do amigo Merle Haggard
Imagem: Reprodução/Facebook

Repercussão

Na redes sociais, vários artistas do country lamentaram a morte de Merle Haggard. "Ele era meu irmão, meu amigo. Sentirei sua falta", escreveu Willie Nelson, postando uma foto ao lado do cantor.

"Perdemos um dos maiores compositores e cantores de todos os tempos. Seu coração era tão terno quando suas baladas. Eu o amei como um irmão. Descanse em paz, Merle", postou a cantora Dolly Parton.

"Trise com a perda do Merle. Nós perdemos um cara durão, um grande poeta. Eu te amo, Merle. Preces para sua família", afirmou Sheryl Crow.

"Merle foi um pioneiro. Um verdadeiro 'entertainer', uma lenda. Nunca haverá outro como ele", lamentou a cantora Carrie Underwood.

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que trata-se de "uma perda para música country" e para todos que o conheceram pessoalmente.