Topo

Springsteen cancela show em repúdio a lei antigay da Carolina do Norte

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 16h46

O cantor Bruce Springsteen anunciou nesta sexta (8) o cancelamento de um show em Greensboro, na Carolina do Norte, no próximo domingo (10), após a aprovação da polêmica lei conhecida como HB2, que obriga o uso dos banheiros públicos de acordo com o sexo de nascimento. A restrição cantou revolta entre membros da comunidade LGBT americana.

"A meu ver, é uma tentativa de pessoas que não suportam o avanço que nosso país tem feito no reconhecimento dos direitos humanos de todos os nossos cidadãos para barrar esse progresso", afirmou o músico via comunicado oficial. Os ingressos serão reembolsados nos pontos de venda.

Na nota, o autor de "Born in the U.S.A." pede desculpa aos fãs, afirmando que nenhum outro grupo do Estado Carolina do Norte sofre tal fardo e que o cancelamento é uma forma de mostrar solidariedade ao que chama de "combatentes da liberdade".

"Algumas coisas são mais importantes do que um show de rock, e essa luta contra o preconceito e a intolerância --que está acontecendo enquanto escrevo-- é uma deles. Da maneira mais forte eu tenho que levantar minha voz em oposição àqueles que continuam a empurrar-nos para trás em vez de para a frente."

Aprovada pelo Legislativo local e promulgada pelo governador republicano Pat McCrory no dia 23 de março, a lei também proíbe localidades da Carolina do Norte de redigir suas próprias leis antidiscriminatórias.

A iniciativa faz parte de uma série de projetos similares de Estados conservadores dos EUA, em resposta à decisão de junho de 2015 da Suprema Corte de Justiça americana de legalizar nacionalmente o casamento homossexual.

Várias organizações, incluindo a empresa PayPal já se manifestaram contra a lei, conhecida como "lei do banheiro". A influente Associação de Defesa das Liberdades Civis (Aclu) tambén se manifestou impugnando a lei nos tribunais.