Topo

Banda Pearl Jam cancela show na Carolina do Norte em repúdio a lei antigay

Show da banda Pearl Jam no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (nov.2015) - Marcos Hermes/T4F/Divulgação
Show da banda Pearl Jam no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (nov.2015) Imagem: Marcos Hermes/T4F/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/04/2016 03h35

Após Bruce Springsteen, Bryan Adams e Ringo Starr cancelarem seus shows na Carolina do Norte em protesto contra a aprovação da polêmica lei HB2, foi a vez das bandas Pearl Jam e Boston abraçarem a causa e desistirem de se apresentar no estado.

“Trate-se de uma lei desprezível que alimenta a discriminação contra um grupo de cidadãos americanos. Queremos que a América seja um lugar onde nenhuma pessoa possa ser afastada de algo por causa de quem ela ama ou ser demitida de seu emprego por ser quem ela é”, explicou a banda Pearl Jam por meio de um comunicado oficial.

A aprovação da polêmica lei, conhecida como HB2, obriga o uso dos banheiros públicos de acordo com o sexo de nascimento. A restrição causou revolta entre membros da comunidade LGBT americana.

Aprovada pelo Legislativo local e promulgada pelo governador republicano Pat McCrory no dia 23 de março, a lei também proíbe localidades da Carolina do Norte de redigir suas próprias leis antidiscriminatórias.

Pearl Jam tinha um show marcado em Raleigh, capital da Carolina do Norte, na próxima quarta-feira (20). A banda Boston, que fez muito sucesso na década de 1970 e 1980, tinha três apresentações marcadas no estado no mês de maio.