Topo

Relembre a trajetória de Prince, em sete videoclipes

Guilherme Bryan

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

21/04/2016 19h25

Prince Rogers Nelson, ou simplesmente Prince, nasceu em 7 de junho de 1958, em Minneapolis, nos Estados Unidos, mas fez grande sucesso mesmo, como cantor e compositor, na década de 1980.

Multi-instrumentista, muitas vezes apontado como um dos melhores guitarristas de todos os tempos, dançarino e fazendo uma mistura de rhythm n' blues, funk, hip hop e rock, ele foi um dos artistas que se valeram muito do sucesso da recém-inaugurada MTV.

Fazendo da sua imagem algo tão importante quanto sua música, ele estrelou filmes e videoclipes marcantes até hoje. Basta dizer que, naqueles anos, ele era uma estrela pop quase a altura de Madonna e Michael Jackson. 

Selecionamos e comentamos sete clipes marcantes da carreira de Prince.

Cena do clipe de "I Wanna Be Your Lover", de Prince - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

I WANNA BE YOUR LOVER (1979)

Esse primeiro sucesso do Prince, pertencente ao seu segundo e homônimo álbum, mostra o cantor com uma camisa de leopardo e o torso nu tocando e cantando com sua banda. A canção ganhou dois videoclipes, sendo este o mais conhecido, graças a muita sensualidade, uma das marcas do artista, e vários efeitos de pós-produção, super modernos para a época, mas que hoje parecem extremamente datados.

Cena do clipe de "When Doves Cry", de Prince - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

WHEN DOVES CRY (1984)

Indicado ao VMA (Video Musica Awards, prêmio da MTV) de melhor coreografia, esse videoclipe dirigido pelo próprio Prince começa com ele deitado numa banheira e, a partir daí, intercala com imagens do filme "Purple Rain" em que ele aparece cantando, dançando e tocando, diante de um muro branco, junto com a banda Revolutions. Destaque para o uso intenso das cores rosa, azul e roxo. Essa música fez grande sucesso nas rádios e na televisão, inclusive no Brasil.

Cena do clipe de "Kiss", de Prince - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

KISS (1986)

Esse que é um dos mais conhecidos e sensuais sucessos de Prince ganhou um videoclipe a altura dirigido por Rebecca Blake. Nele, Prince aparece de jaqueta, contracenando com a dançarina Monique Manning, só de lingerie preta, e do guitarrista Wendy Melvoin.

Cena do clipe de "Raspberry Beret", de Prince - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

RASPBERRY BERET (1986)

Esse videoclipe, vencedor do VMA de melhor coreografia, mostra Prince e a banda que o acompanha tocando, cantando e interagindo com várias crianças que os assistem. No final, há uma incrível e até hoje surpreendente animação. Era o Prince no auge da carreira e em uma de suas melhores performances.

Cena do clipe de "U Got the Look" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

U GOT THE LOOK (1987)

Foi o videoclipe do Prince com mais indicações --quatro, tendo vencido como melhor videoclipe masculino e melhor performance de palco. A produção dirigida pelo norte-americano David Hogan foi filmada em Paris. Com a participação de Sheena Easton, o enredo conta com muitas imagens oníricas.

Cena do clipe "Batdance", de Prince - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

BATDANCE (1989)

Criada para ser a música-tema do filme "Batman", dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton, Jack Nicholson e Michele Pfeiffer, a canção ganhou um videoclipe dirigido por Albert Magnoli e coreografado por Barry Lather, que mostra dezenas de Batmans, Coringas e Vicki Vales dançando com Prince. Virou um sucesso nas pistas de dança do mundo todo.

Cena do clipe de "Black Sweat", de Prince - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

BLACK SWEAT (2006)

Um dos últimos sucessos da carreira do Prince ganhou um belo videoclipe em preto e branco, com ares retrô referentes aos anos 1970, dirigido pela marroquina Sanaa Hamri. Vale a pena prestar atenção na coreografia da dançarina Celestina Aladekoba. Sensualidade pouca é bobagem.