Topo

Últimas fotos de Prince mostram cantor andando de bicicleta

Prince anda de bicicleta três dias antes de sua morte pelas ruas de Paisley Park - Reprodução/Instagram/princelivethebest
Prince anda de bicicleta três dias antes de sua morte pelas ruas de Paisley Park Imagem: Reprodução/Instagram/princelivethebest

Do UOL, em São Paulo

23/04/2016 10h56

Em uma de suas últimas imagens, o cantor Prince aparece andando de bicicleta. De acordo com informações do site "TMZ", uma mulher fez as imagens nas redondezas do Paisley Park, onde o cantor vivia, na segunda-feira (18), três dias antes de sua morte.

Ela afirma que o cantor pedalava há cerca de uma hora, se mostrava feliz e sorrindo, sem sinais de esgotamento.

Prince foi encontrado morto na quinta-feira (21) aos 57 anos, ainda não se sabe a causa da morte. A autópsia aconteceu na manhã de sexta-feira (22), mas deve levar "dias ou algumas semanas" para os resultados serem divulgados, segundo os oficiais responsáveis.

O site "TMZ", entretanto, afirma que o cantor teria ingerido uma dose alta do analgésico após o último show em Atlanta, no último dia 14.

Na volta para a casa, o avião que transportava Prince precisou fazer um pouso de emergência para socorrê-lo em um hospital. Na ocasião, os representantes do artista afirmaram que se tratava de uma "forte gripe".

Segundo o "TMZ", fontes diversas dizem que Prince se viciou no remédio após ter um problema no quadril. Ele teria, inclusive, feito uma cirurgia de correção na região por volta de 2010.

O site flagrou Prince no estacionamento de uma rede de farmácias bastante popular nos Estados Unidos horas antes de sua morte, no final de tarde de quarta (20). Testemunhas dizem que o cantor aparentava estar mais frágil e nervoso que o habitual. Ele teria ido à farmácia por quatro vezes na última semana de vida.

 

Trajetória

Filho de um músico de jazz, Prince Rogers Nelson nasceu em 1958, em Minneapolis, nos Estados Unidos, e logo na adolescência montou uma banda com vizinhos e um primo, o Grand Central. Já de início, carregava na parte instrumental extensa bagagem de influências, que iam de James Brown a Jimi Hendrix. Exímio instrumentista, foi eleito 33º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana "Rolling Stone".

Aos 19 anos, lançou o álbum de estreia, "For You", em 1978, seguido de "Prince" (1979), "Dirty Mind" (1980) e "Controversy" (1981), movimentando a cena musical com seu som característico: baladas funkeadas com sintetizadores, letras provocativas e falsete.

Emplacou os hits "Why You Wanna Treat Me So Bad?" e "I Wanna Be Your Lover" nas paradas norte-americanas e se tornou um fenômeno pop dois anos depois, com o filme "Purple Rain" e a trilha sonora de mesmo nome. O longa contava uma história autobiográfica, sobre um roqueiro problemático de Minneapolis com problemas familiares.

Com a força dos singles "When Doves Cry" e "Let Go Crazy", o álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. "Purple Rain", a canção, ganhou o Oscar e se tornou uma das baladas memoráveis do rock.

Em 1986, lançou um novo filme, "Sob o Luar da Primavera", sem repetir o sucesso. O disco "Parade", que servia como trilha, se saiu melhor e imortalizou o sucesso "Kiss".

Mesmo com sucessos na parada, Prince sempre foi na contramão da indústria musical. Costumava formar bandas para acompanhá-lo nos projetos e chegou a trocar o próprio nome para um impronunciável glifo -- uma união dos símbolos do sexo masculino e feminino.

A mudança tinha como alvo a gravadora Warner, com quem o artista travou uma briga pública e constantemente chamava de "escravidão" o contrato assinado com a multinacional.

Em 2001, Prince se tornou Testemunha de Jeová e se mudou para Los Angeles para "entender melhor a indústria da música".

Nos 15 anos seguintes, lançou 15 álbuns em que experimentou gêneros diversos e parcerias com artistas contemporâneos, como Lianne La Havas e Rita Ora.

No ano passado, decidiu retirar toda a discografia das plataformas de streaming e os icônicos clipes do YouTube e da Vevo. Manteve seus discos apenas no Tidal, serviço de streaming de Jay-Z, e no iTunes, da Apple.

Nos últimos meses, excursionava com o show "piano e microfone" para promover seu último álbum, o 39° da carreira, "HITnRUN Phase Two", lançado em dezembro de 2015. O single "Baltimore" menciona a morte do jovem negro Freddie Gray pela polícia norte-americana.