Topo

"Lemonade" pode garantir mais um recorde na carreira de Beyoncé

Beyoncé em imagem de divulgação de "Lemonade" - Divulgação
Beyoncé em imagem de divulgação de "Lemonade" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/04/2016 17h30

Segundo analistas da indústria musical, o álbum "Lemonade", da Beyoncé, lançado no último sábado (23), pode ultrapassar a marca de 450 mil cópias vendidas na semana de estreia.

Com esses dados, a diva ficaria em 1º lugar na lista de álbuns mais vendidos da "Billboard", garantindo o sexto álbum da carreira a alcançar a liderança na primeira semana de lançamento, mais um recorde para a cantora.

O último trabalho da cantora, "Beyoncé", de 2013, foi lançado na sexta (13) e em apenas três dias vendeu 617 mil cópias.

"Lemonade"

No último sábado (23), Beyoncé monopolizou as redes sociais mais uma vez. "Lemonade", seu novo álbum-visual -- conceito lançado pela própria cantora de forma dispersa há três anos, com "Beyoncé" – fez a internet parar para "assistir ao álbum", mas não evitou que o trabalho fosse analisado apenas pelo prisma sensacionalista. A cantora teria revelado nas letras, sem rodeios (e com muita raiva), que foi traída pelo marido, o rapper Jay Z.

Não à toa, mulheres negras aparecem com o retrato real de seus filhos mortos pela polícia, em um momento forte e emocionante dessa viagem. No filme, um trecho do discurso de Malcolm X resume bem: "A pessoa mais desrespeitada na América é a mulher negra", diz o líder afro-americano, enquanto a câmera mostra os rostos de cada uma dessas protagonistas.

A sonoridade de "Lemonade" é tão ampla e poderosa quanto o discurso. Um caldeirão de R&B une de forma homogênea a vibração eletrônica de James Blake e The Weeknd, a guitarra e o órgão de Jack White e a batida moderna do produtor Diplo – que, assim como a chefe, mostrou ser um produtor cuidadoso e esperto, sem ceder à vala comum do pop.