Topo

Negociado por 2 anos, festival com lendas do rock pagará US$ 7 mi por show

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/05/2016 16h18

Anunciado oficialmente nesta terça-feira (3), o Desert Trip foi planejado durante dois anos pelo mesmo idealizador do festival de Coachella, Paul Tollett. Depois de 17 anos promovendo o evento na cidade de Indio, na Califórnia, ele finalmente recebeu o aval para sediar um festival no mesmo local no mês de outubro (o Coachella acontece anualmente em abril) e colocou apenas seis grandes nomes em sua lista dos desejos. O resultado acabou em um festival de música que reunirá os Rolling Stones, Bob Dylan, Paul McCartney, Neil Young, Roger Waters e The Who.

Paul Tollett conversou com a revista Rolling Stone norte-americana poucas horas depois do anúncio oficial do Desert Trip e detalhou sua estratégia. Cada banda deve embolsar cerca de US$ 7 milhões por show, segundo a Rolling Stone, mas Tollet desconversa sobre valores fechados. "Eles vão receber o quanto merecem", afirma. O agente viajou por dois anos atrás das bandas escolhidas para apresentar sua proposta. A estratégia foi revelar os nomes que pretendia juntar antes mesmo de fazer uma proposta em dinheiro. Deu certo.

"Se eu oferecesse o cachê antes de explicar a proposta, eles não topariam. Os Stones me perguntaram o que eu estava aprontando e respondi que seria um dos melhores shows de todos os tempos", conta Tollett. Ele disse que o maior desafio foi fechar com a primeira banda (que não revela qual foi) e que só não encontrou pessoalmente Bob Dylan, apesar de morar perto da casa dele. "[O Dylan] não é do tipo que você se encontra na loja de conveniência", ele brinca.

Outra estratégia foi deixar claro para os artistas que o festival só aconteceria se todos os seis que estavam na lista do organizador topassem participar, o que gerou interesse de todas as partes. O modelo adotado também favoreceu a negociação, já que as bandas poderão usar seus próprios equipamentos e apresentar um show completo assim como costumam fazer em suas turnês pelo mundo. 

Enquanto o Coachella é conhecido por seus diversos palcos espalhados pela grande área desértica, o Desert Trip vai concentrar o público em volta de apenas um palco, inclusive com cadeiras para quem quiser assistir ao show mais confortavelmente (por um preço diferenciado, claro). É como se um estádio fosse construído no meio do deserto para receber as atrações de peso.

Paul Tollett considera o Desert Trip o ponto alto de sua carreira, que começou nos início dos anos 80 quando ele abandonou o ensino médio para promover shows de punk. Depois disso, ele construiu um verdadeiro império, que arrecadou US$ 84 milhões só com a edição do Coachella no ano passado. "Eu tinha grandes sonhos no começo, mas nada se compara a isso", conclui o empresário, que confessa ainda não "ter caído a ficha" sobre o que realmente vai acontecer em outubro.

Ingressos à venda a partir de segunda

O Desert Trip inicia suas vendas na próxima segunda-feira (9), a partir das 6h (horário de Brasília) no site oficial do evento DesertTrip.com.

Os valores dos ingressos foram divulgados nesta terça (3) e vão de US$ 225 (US$ 199 + taxa de US$ 26) a US$ 1.690 (US$ 1.599 + taxa de US$ 91). O ingresso mais barato dá direito a um dia de festival e estacionamento para um carro. Já o mais caro oferece entrada para os três dias de festival, lugar marcado em cadeiras especiais mais próximas ao palco, acesso a um lounge vip e estacionamento diferenciado. Convertidos de dólares para reais, os ingressos partem de R$ 810 e vão até R$ 6.100, seguindo a cotação da moeda americana desta terça-feira (3).

Na sexta-feira (7 de outubro), sobem ao palco os Rolling Stones e Bob Dylan. No sábado (8 de outubro), será a vez de Paul McCartney e Neil Young mostrarem seus clássicos. No domingo (9 de outubro), encerram o festival Roger Waters e The Who.

A cidade dormitório para os festivais que acontecem em Indio, na Califórnia, costuma ser Palm Springs. Porém, a organização do Desert Trip também está oferecendo locais para acampar que partem de US$ 99 (para quem for dormir nos carros ou sua própria barraca) até US$ 1.600 (barracas oferecidas e equipadas pelo festival que comportam até quatro pessoas).