Topo

One Direction da ópera pop, Il Volo diz que ama Ivete Sangalo e Tom Jobim

Trio de jovens tenores italianos Il Volo - Divulgação
Trio de jovens tenores italianos Il Volo Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 06h00

Formado por um “catado” no programa musical “Ti Lascio Uma Canzone”, da TV italiana Rai, o trio Il Volo apresenta diversas características de uma boy band clássica: garotos produzidos, boas vozes, estilo programado e sucesso garantido. O One Direction da "ópera pop" (novo termo da moda), surgiu como os colegas da banda inglesa, mas com a proposta de extasiar o público pela música erudita.

Já na metade do braço brasileiro da turnê latina, o grupo se apresenta em São Paulo nesta quinta (5) e sexta-feira (6), antes de terminar a série de shows em Porto Alegre (7). O grupo tocou em Curitiba no último domingo (1) e no Rio de Janeiro no dia 3 de maio. “Nós adoramos música brasileira. Amamos Ivete Sangalo, Roberto Carlos e [Tom] Jobim”, disse Piero Barone ao UOL.

A pluralidade musical da banda é o diferencial em comparação aos outros grupos jovens. O primeiro álbum do trio, “Il Volo”, foi resultado da percepção do diretor Roberto Canci, que viu nos candidatos do programa italiano a chance de formar uma mina de ouro. “Somos uma boy band diferenciada”, falou Piero. Ao lado do barítono Gianluca Ginoble e do também tenor Ignazio Boschetto, o cantor acredita que a característica singular do Il Volo é a falta de um protagonista. “Somos três cantores principais e com personalidades distintas”, completou.

O trio não se acanha em regravar faixas icônicas do repertório Itáliano, como “’O Sole Mio”. “No começo sentimos um pouco da pressão, mas agora temos o nosso repertório e assinatura”, explicou Piero. O hit do grupo é “Grande Amore”, que integra o último trabalho do grupo, lançado em setembro do ano passado. “Nós acreditamos que ‘Grande Amore’ é o álbum mais bonito que já gravamos, porque tem um som novo e três produtores sensacionais”, admitiu.

Com respostas praticamente decoradas e sem sair do espaço delimitado, os integrantes da banda seguem à risca os conceitos de uma boy band. O grupo concentra as atenções no mercado norte-americano e europeu. Com agendas lotadas e construindo um público cativo, Piero, Gianluca e Ignazio também cantam clássicos como “Delilah”, imortalizada na década de 1960 pelo cantor inglês Tom Jones, e “Unchained Melody”, dos Righteous Brothers.

Compare a versão do Il Volo com a do cantor britânico:

Seguindo a mesma linha de sucesso do One Direction, que foi construído no programa britânico "The X Factor", Il Volo sabe como agradar o público. Com três integrantes talentosos que buscam atrair o público com versões atuais de antigas gravações e transformando o erudito em mais uma explosão no mercado, o trio aposta alto. "Estamos ansiosos em voltar para o Brasil, porque amamos muito nossos fãs, que sempre nos apoiaram desde o começo da carreira. Também queremos ver o público cantando nossas músicas novas", concluiu Pietro.

Serviço:

IL Volo em São Paulo
Quando: 5 e 6 de maio de 2016, às 22h
Onde: Espaço das Américas - Rua Tagipuru, 795, Barra Funda
Quanto: De R$ 75 (meia) a R$ 600 (inteira)
Vendas: Internet: www.ingressorapido.com.br
Mais informações: www.poladian.com.br