Topo

Em funk consciente, MC Garden pede para as pessoas saírem de cima do muro

MC Garden, autor dos funks conscientes - Rafael Mattos/Divulgação
MC Garden, autor dos funks conscientes Imagem: Rafael Mattos/Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

06/05/2016 06h00

Depois de divulgar no ano passado uma música criticando os abusos que ocorrem nos bailes funk, Lucas Rocha da Silva, o MC Garden, lançou recentemente a faixa “Sai de Cima do Muro”, em que fala sobre o momento político atual.

Conhecido como MC do funk consciente, o artista de 22 anos já teve seu clipe visualizado mais de 800 mil vezes no Facebook desde 17 de abril. “A música não fala só de política. Quando eu peço para as pessoas saírem de cima do muro, não é necessariamente para ir para a direita ou para a esquerda. É para ir para frente”, disse ao UOL.

Na letra, não sobram críticas para outras músicas, como “Tá Tranquilo, Tá Favorável” e “Metralhadora”, além de aplicativos como o Tinder, a briga entre taxistas e o Uber e o uso do crack na infância. “Ou você acorda agora ou vai chorar no futuro. Sai de cima do muro”, canta o MC, afirmando que a “informação é a maior arma da nação”.

“Eduardo Cunha finalmente foi afastado do Congresso. Mas isso tinha que ter ocorrido há muito mais tempo. Apesar de afastado, ele continua milionário, poderoso e livre”, dispara o funkeiro.

A faixa critica ainda o fato de que outras músicas de funk com letras vazias ocupam na mídia um espaço maior do que as conscientes. “Isso acontece muito. Apesar de eu ter conseguido um espaço legal com a minha música, ainda tem muito ‘MC mirim’ cantando ‘Senta, Senta, Senta’”, diz. “Muita gente escolheu o caminho de compor músicas que só vão durar um verão. Eu optei por fazer história”.

Morador de Americanópolis, na região sul de São Paulo, MC Garden está na estrada desde 2013. Embora não tenha muita presença na mídia, o artista já gravou com Gabriel O Pensador e Zizi Possi e teve seu trabalho incentivado publicamente por humoristas como Rafinha Bastos e Rafael Queiroga. Entre as faixas que Garden já lançou estão "Encostei no Baile Funk", “Gol do Adversário” e “Isso é Brasil”, onde ele fala das manifestações que tomaram conta do Brasil em 2013.